Oráculo das Flores

quinta-feira, agosto 21, 2014


"Além de encher nossos olhos com suas cores, texturas, aromas e paisagens, a Natureza é um remédio poderoso  para estimular nossos sentidos, como o tato, o olfato, o paladar e a visão. Essas boas sensações, colhidas em jardins, parques ou campos, nos ajudam a tranqüilizar a mente e a nos reconectar com o que temos de essencial. Ao observarmos de maneira mais atenta as flores, as ervas e todas as formas de vida que nos rodeiam, temos a chance de nos conectar com a Mãe Natureza e toda a sua sabedoria." (Denise M. Cordeiro)

Para quem acompanha meus textos e reflexões sobre a Natureza aqui no Blog, já deu para perceber que concordo plenamente com as palavras de Denise M. Cordeiro, tanto que trago para esse post, uma dica sobre seu delicado trabalho para compartilhar com todos vocês.

Para Denise, em seu livro "Jardim Interior", as plantas são mensageiras prontas para dialogar com o nosso "Eu Interior" que ela chama de Jardim, e através da conexão com a Natureza, o "Oráculo das Flores" criado por ela, ensina ouvir o coração para despertar nossa sabedoria.


Históricamente os oráculos eram locais onde as pessoas buscavam conselhos e respostas com relação ao futuro. No sentido etmológico, significa a resposta dada por uma divindade à uma questão pessoal através de artes divinatórias. Já no sentido figurado, a palavra oráculo também pode ser sinônimo de profecia ou revelação. Saiba mais sobre oráculo AQUI.

No Livro O Jardim Interior, as cartas que o acompanham fazem o papel de um oráculo onde em cada uma delas, encontramos mensagens ligadas as características de cada flor, cujo intuito é promover uma reflexão voltada para o auto conhecimento. Segundo a autora, as plantas são mensageiras pontas para dialogar com nosso "Jardim Interior":

"Cada uma delas possui características individuais que se ligam aos diferentes humores e personalidades do ser humano. Basta olhar a diversidade de formas, de cores, de tamanhos e perfumes para perceber seus mais variados comportamentos. Do mesmo jeito somos nós. Assim como uma planta se entristece e se apaga mediante os maus tratos, também sentimos o mesmo em situação similar. Sem contar a proeza de como elas são capazs de tocar nossas emoções. Basta reparar como nos sentimos bem ao visitar um jardim florido."

Além de conhecer um pouco mais sobre as flores e ervas representadas nas cartas, o livro traz também, informações sobre suas origens, plantio, suas diferentes utilizações na culinária, na aromaterapia e no tratamento de doenças.

Para ter uma idéia sobre mais uma forma de cuidar do seu Jardim Interior, selecionei o conteúdo de três cartas, para sua apreciação e inspiração...

Lavanda

Feche os olhos e transporte-se mentalmente para um campo de lavanda. Certamente você se recordará do seu suave perfume e poderá senti-lo trazido pelo vento. Ah! Que reconfortante e agradável cheiro de limpeza. Sinônimo de pureza e tranqüilidade, a lavanda era muito usada no banho e nos lençóis dos gregos e romanos. É exatamente isso que você precisa no momento: limpar a sua cabeça de pensamentos negativos. Se puder, tome um banho de lavanda, prestando atenção a todo o corpo. Deixe a água levar tudo o que incomoda e não serve mais. Você vai se sentir muito mais leve e livre.




Margarida

Alegre e extrovertida, a singela margarida é exemplo do amor à vida. Ela se abre ao sol cheia de energia, iluminando nossos jardins. Um lembrete de que a luz volta depois de uma noite escura. Celebre com entusiasmo a vida que floresce a cada manhã.



Amor-Perfeito


É apaixonante ver um jardim repleto de amor-perfeito, com suas cores extasiantes e cheias de vida. É realmente uma expressão perfeita da Natureza. Mas as linguagens das flores do amor-perfeito têm seu tempo de exuberância e beleza. Depois fenecem, permanecendo a essência. Assim é a paixão. No início toma conta de todos os nossos sentidos, depois se arrefece. Se for um amor verdadeiro permanece. O que a flor nos ensina é que nada é para sempre. Os bons momentos vêm e vão. Mas, às vezes, são únicos. Portanto, viva o momento. Do futuro, só Deus sabe.


Abraços com tudo de flor pra você!
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Imagens:Web.

Leia também!

2 comments

  1. Achei seu trabalho lindíssimo de uma leveza imprecionante,parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Onde consigo comprar o livro com as cartas? procurei mas está esgotado nos lugares que achei.

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)