Jardinagem para Crianças

quinta-feira, outubro 16, 2014




A prática da jardinagem tem sido frequentemente alvo de diversos estudos nas áreas da saúde física e comportamental, confirmando através de inúmeras pesquisas e experiências muitos benefícios aos seres humanos. Muitos dos estudos já publicados indicam que crianças com déficit de atenção, melhoram a concentração em contato com espaços verdes através de atividades de jardinagem, pois passam a pensar com mais clareza e a lidar melhor com situações de estresse.

"A Natureza é nosso habitat, nosso mundo, tudo ao nosso redor. A criança que entende isso, se encontra melhor em sua própria existência e tem mais estabilidade emocional." Afirma Vania Dohme, mestra em educação e autora do livro: "Ensinando a criança a amar a Natureza" Ed. Informal.


Ensinar as crianças através das  práticas de jardinagem colocando-as em contato com a Natureza contribui para que elas adquiram o entendimento sobre a própria existência, além de qualidade de vida e preparo para o futuro. A consciência desenvolvida ao longo da infância e da adolescência é fundamental para a noção plena da importância da sua participação na construção de um mundo melhor.


No caso de meninas adolescentes, a prática de jardinagem melhora sua confiança fazendo com que consigam lidar com as pressões dos colegas, com o despertar da sexualidade e outras situações desafiadoras, além de terem um melhor desempenho escolar.


Colocar as crianças em contato com a jardinagem é uma oportunidade de ensiná-los a valorizar o contato com o meio ambiente natural, a reciclar materiais, a semear e descobrir como as plantas, flores e frutos se desenvolvem. E tudo isso através de atividades divertidas e educativas que irão ensinar o necessário respeito à Natureza e a compreensão  dos ciclos da vida.


Quem gosta de jardinagem sabe que ela pode trazer muita alegria e certamente vai querer compartilhar essa alegria com a família e especialmente com as crianças. Mas mesmo que você não tenha muita prática, aproveite para aprender junto com as crianças que em geral são curiosas, gostam de novidades, mexer na terra, sujar as mãos, brincar com água, etc..



Dicas para envolver as crianças com atividades de Jardinagem:

  • Destine um espaço para que elas comecem a criar seu pequeno jardim. Esse espaço pode ser uma área delimitada no próprio jardim, ou se não dispor de uma, um local com caixas, vasos ou qualquer outro recipiente onde possam plantar as plantas que escolherem.
  • Envolva-os desde o início, levando-os a pensar no que gostariam de plantar. Uma forma é estimular a escolha oferecendo revistas onde elas possam selecionar as imagens das plantas que gostariam de ver crescer.
  • Crianças maiores podem até desenhar como querem que seu jardim fique.
  • As cores são muito importantes no desenvolvimento da criança, e como não devem faltar num jardim, estimule a escolha de flores coloridas, mas deixe que escolham livremente como querem combinar as cores das plantas escolhidas. Tenha em mente que o foco é despertar o gosto pela jardinagem. As habilidades em estética e design podem vir mais tarde.
  • Sugerir algumas plantas divertidas pode ser estimulante. Plantas incomuns com características engraçadas costumam ser as preferidas das crianças.
  • A atividade pode ser associada a um jogo como por exemplo: um concurso de retirar ervas daninhas, ou delimitar os canteiros com pedrinhas criando formas geométricas, etc.


Empregando essas ou mais estratégias, você terá a oportunidade de envolver suas crianças em atividades saudáveis que os afastarão temporariamente da frente das tecnologias que muitas vezes impedem o convívio familiar afetivo. A consciência desenvolvida ao longo da infância e da adolescência é fundamental na construção da noção plena de participação do indivíduo na construção de um mundo melhor.

Ao desfrutar da qualidade desse tempo familiar, você contribuirá para que seus filhos se harmonizem com seu tempo, que desenvolvam atitudes sustentáveis cada vez mais indispensáveis ao mundo e o melhor de tudo isso é que ainda cultivará memórias inesquecíveis juntamente com vegetais saborosos e flores coloridas...

Por que tentar explicar milagres para seus filhos, quando você pode apenas faze-los plantar um Jardim?

Robert Brault


Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: garden terapy, imagens: web

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)