Mais do que um modismo, a sustentabilidade é uma necessidade para garantirmos um futuro que preserve o meio ambiente com recursos naturais plenos ao alcance de todos. A preservação dos recursos naturais não deve ser considerada apenas como um dever, mas sim, escolha consciente no desenvolvimento de projetos sustentáveis. A natureza nos oferece muito, mas o não aproveitamento consciente dos recursos naturais, que já vem sendo amplamente confirmado ao longo do tempo ocasionará, fatalmente, seu esgotamento.
Foto "Jardim de Siguta" |
A “Carta da Terra”, documento concebido pela sociedade civil mundial, objeto de uma vasta pesquisa envolvendo mais de quarenta países em todos os setores da sociedade, culturas, religiões, ciências e centros de pesquisa, que durou oito anos na sua elaboração (1992-2000), e sendo assumida em 2003 pela UNESCO, diz claramente em seu preâmbulo:
Ou fazemos uma aliança global para cuidar uns dos outros e da Terra ou corremos o risco de nossa autodestruição e da devastação da diversidade da vida.
Tal afirmação é decorrente daquilo que todos sabemos: a exploração abusiva dos bens e serviços da natureza faz com que a humanidade toque nos limites da Terra. Atualmente o planeta já não consegue recompor o que lhe foi tirado. É fato amplamente divulgado que a Terra está ficando cada vez mais pobre de florestas, águas, solos férteis, ar puro e de biodiversidade.
Mais grave do que isto é o empobrecimento de gente com solidariedade, com respeito, compaixão e cuidado entre todos, quem dirá com o planeta! Isto me remete ao trecho da música de Lulu Santos que diz “Que ainda vai levar um tempo pra gente poder dar risada, assim caminha a humanidade: com passos de formiga e sem vontade...”. Mas, enquanto não chega este tempo, cada um de nós podemos utilizar os recursos naturais de forma consciente de que pequenas atitudes são muito importantes para o cuidado com todos os seres vivos da Terra. Atitudes como o combate ao desperdício da água, e de alimentos, ao desmatamentos ou qualquer dano causado ao meio ambiente que fira a preservação da fauna e flora entre outros faz da pessoa um ser sustentável.
Se queremos continuar a usufruir dos recursos naturais seus bens e serviços, temos que fazer a nossa parte antes que eles cheguem ao esgotamento, afinal não podemos deixar de lembrar que “A Natureza não precisa do homem para viver mas o homem não vive sem a Natureza!”.
Abraços desejosos de que atitudes sustentáveis façam cada vez mais parte das nossas vidas....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!