Páginas

Páginas

Pages

domingo, julho 21, 2013

Saboreando flores...





Às vezes, devemos usar outros temperos para provar outros pontos de vista, pois tanto a comida como a vida, requerem temperos diversos que ditam os sabores para que se tornem mais gostosas e mais bonitas.

Tendência atual no universo contemporâneo da gastronomia, as flores comestíveis emprestam sabores e perfume suaves em pratos como saladas, doces e salgados, valorizando ainda o visual dos pratos com sua beleza e colorido. Nas últimas duas décadas o consumo de flores comestíveis vem crescendo gradativamente no Brasil. Com exceção do Brócolis, da Couve-flor e da Alcachofra, que sempre foram cultivadas e consumidas como verduras, mas que na verdade são inflorescências florais, mais próximas do universo botânico das floriculturas, e não das hortaliças.

Flor da Alcachofra
Flores da Couve-flor (Brancas) e Brócolis (Verde)
As flores começaram a atrair  atenção de Gourmets e Chefes de restaurantes sofisticados interessados na beleza de suas pétalas e nos sabores sutis e incomuns para compor saladas, pratos quentes, molhos, temperos ou essências para sopas e caldos, sobremesas, etc. até na culinária japonesa as flores estão sendo adotadas para compor com sushis e sashimis, principalmente a colorida Capuchinha, cujo sabor casa muito bem com peixes como o Robalo e o Salmão, garantem os Chefes desta modalidade. Além do sabor agradável, a Capuchinha é ainda rica em vitamina C, fortalece o corpo e aumenta a resistência do organismo.


Se você quiser se aventurar incorporando flores nos seus pratos, faça isso com prudência e segurança, pois nem todas as flores são apropriadas para a ingestão. Para dar uma mãozinha, selecionei algumas das flores mais comuns para o uso culinário, com algumas indicações sobre os usos mais indicados para cada uma delas, já as receitas, podem ser encontradas em diversos sites, veja alguns exemplos aqui e aqui
  • Amor Perfeito (Viola tricolor) - Suas flores delicadas são as favoritas para adornar saladas, deixá-las sobre a sopa, decorar sobremesas, saladas de frutas com sua beleza e sabor ligeiramente adocicado com propriedades diuréticas.
Amor perfeito
  • Açafrão (Crocus sativus) - É o açafrão verdadeiro, planta caríssima, pois para termos 1 kilo de açafrão, precisamos de cerca de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos e para temperar arroz e aves.
Açafrão
  • Flor da Abóbora (Cucurbita pepo Duchesne) - Podemos comer as suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha, nas sopas ou ainda recheadas com queijos fortes.
Flor de abóbora
  • Borago (Borago officinallis) -  Conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde suas propriedades depois de seca, e marca presença freqüente em saladas, sobremesas e bolos.
Borago
  • Calêndula (Calendula officinallis) -  É uma das flores favoritas dos Chefes de restaurantes sofisticados, pois seu sabor lembra muito o gosto do legítimo açafrão, que custa em torno de 50 Reais o grama, enquanto o preço médio de uma bandeja de flores que pesa de 7 a 18 gramas gira em torno de 8 Reais. Pode ser utilizada na forma desidratada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. Sias pétalas são utilizadas frescas em saladas, crepes, ou no arroz em substituição do açafrão.
Calêndula
  • Capuchinha (Tropaeolum majus) - são as flores perenes favoritas para as saladas de verão. Além do colorido vistoso para servir como ornamento, também fazem sucesso recheadas e cristalizadas. Possuem um sabor ligeiramente apimentado cujas sementes podem ser usadas para substituir pimentas tradicionais. 
Capuchina
  • Cravos (Dianthus caryophyllus) - Lindos como ornamentos, têm ainda um sabor doce, parecido com noz-moscada, muito apreciado para compor com saladas.
Cravos
  • Cravina (Dianthus cayophyllus) - Suas flores podem ser usadas em saladas, tortas de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando cristalizadas ou açucaradas, podem ser usadas para enfeitar bolos. O seu corante é muito usado em confeitaria.
Cravina
  • Flor de cebolinha (Allium fistolosum) - Excelente para dar sabor e um toque acebolado seguido da beleza delicada das suas flores miúdas. Do mesmo modo a flor de alho.
Flor de cebolinha
  • Flor do Manjericão (Ocimum basilicum) - Delicadas na forma, mas conferem aos pratos um sabor mais acentuado do que as folhas do manjericão.
Flor do manjericão
  • Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) - Além de lindos, são apropriados para saladas, xaropes e algumas bebidas alcóolicas.  Possui um sabor frutado com um toque cítrico e ligeiramente ácido, devendo ser usado com moderação.
Hibisco
  • Dente-de leão (Taraxacum officinale) - Ficam deliciosos na salada pois possuem um sabor adocicado muito parecido com o mel.
Dente-de-leão
  • Petúnias (Petúnia grandiflora) - São muito boas como ornamento, pois seu sabor suave não interfere nos sabores dos pratos.
Petúnia
  • Lavanda (Lavandula angustifolia) - Ideal para vários usos culinários, que incluem chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinhos, vinagretes, etc., a lavanda posui em seu singular sabor alguns tons cítricos.
Lavanda
  • Pétalas de rosas (Rosa grandiflora) - As pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como xaropes, aromatizantes, sorvetes, ornamentos geléias, manteiga, caldas, doces, etc. Muito tradicional na cozinha árabe é usada em cremes e mousses ou combinada com sumo de frutas. Também é usada em limonadas e sumos de laranja para dar um toque exótico.
Rosas
  • Violetas (Viola odorata) - Podem ser adicionadas a uma ampla variedade de receitas culinárias como: doce de violeta, chá, bolo e xarope, podendo também ser incluídas em saladas, geléias, manteiga. Cristalizada é usada na decoração de bolos, pudins e sorvetes, além claro,  quando frescas, de sevirem para proprósitos decorativos.
Violetas

As flores também podem ser utilizadas para aromatizar vinagres e azeites. Seu uso em saladas não tem segredos: basta salpicá-las por cima das saladas para deixá-las mais coloridas e apetitosas, ou ornamentá-las ao seu modo. Uma dica que dá todo um chame na decoração de uma mesa é colocar cubos de gelo feitos com flores em recipientes que manterão as saladas frescas ou simplesmente utilizá-los para decorar um vaso jarro etc.



Ao optar por pratos e receitas culinárias que incluam flores, mas atenção, alguns cuidados são fundamentais:

  • Nem todas as flores são comestíveis, algumas são tóxicas, por isso tenha certeza se o tipo de flor utilizada ou servida no prato é apropriada à ingestão, ou se só é utilizada para fins ornamentais.
  • Coma somente flores de produção orgânica encontradas em lojas e supermercados que oferecem o produto com as devidas especificações, e nunca flores adquiridas em floriculturas ou Garden center.
  • Evite oferecer pratos culinários com flores à pessoas alérgicas ou asmáticas, pois o pólen é um componente alergênico e com isso não se brinca.
  • Sempre se certifique se a flor adquirida  para sua receita é apropriada através do nome científico, que é universal ao contrário do popular totalmente diverso.
  • Se optar por plantar as flores em sua horta particular, colha-as pela manhã bem cedo, com o sol ainda fraco, lave-as delicadamente, seque-as com cuidado e preserve em sacos plásticos na geladeira até a hora de compor o prato.


Saboreie... Divirta-se e bom apetite!

Abraços,
Sejamos Felizes!

Imagens: Web/google


Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!