Cultivar o verde faz bem... Fazer Arte Também! Juntando as duas coisas bons resultados certamente surgirão...
Pense em ruas tristes sem vegetação, estreitas e cinzentas... Agora pense nestas mesmas ruas floridas, coloridas e perfumadas com mimos da Natureza... Ah, e não esqueça que é preciso alguém para operar esta transformação, alguém especial com uma idéia também especial...
Talvez estes tenham sido pensamentos motivadores da artista Paule Kingleur que coloriu com a Natureza muitas ruas da capital parisiense com seu projeto simples, singular e especial.
Paule Kingleur, ao acreditar no direito dos habitantes das grandes cidades de se conectarem com a Natureza, possibilitou isso com seu projeto em cerca de 335 mil ruas de Paris. Sua idéia, foi incorporar aos piquetes existentes nestas ruas para impedir o estacionamento de veículos, estruturas nas quais foram plantadas varias espécies de flores em meio a rúculas, tomates, rabanetes, etc., gerando o visual de "Micro Jardins Suspensos" que ela denominou de "Insurreição Vegetal" de uma vizinhança.
Com seu projeto, o que antes servia apenas para garantir o espaço dos pedestres que muitos motoristas se apropriavam estacionando seus carros, serve agora também como suporte dos "Micro Jardins" que fazem com que ruas cinzentas e apagadas, ganhem um outro tipo de vida com seus passeios coloridos e perfumados. Além da idéia, um dado bacana do projeto, foi o envolvimento que Paule promoveu com a participação de 600 crianças de escolas locais que ajudaram no plantio e manutenção das plantas, sendo que muitas destas crianças adotaram os "Micro Jardins" se comprometendo a mantê-los nos espaços públicos.
E como não poderia ser diferente, nem nada mais ecológico, os vasos onde as mudas foram plantadas foram feitos de embalagens de leite descartadas coletadas no comércio local e forradas com retalhos de tecidos pela Associação Emmaus Maisons - Alfort, que trabalha com moradores de rua. Mais um incentivo à cidadania.
Com tudo isso, o nome dado pela artista à sua obra: "Insurreição Vegetal" da vizinhança, parece bem apropriado, não?...
Muitas idéias nascem assim e como uma idéia puxa outra... Paule Kingleur criou o "Dadagreen" - um acessório feito com materiais reciclados como lona impressa recuperada de eventos efêmeros, sacos de entulho limpos, etc, que servem de matéria prima para a criação de "recipientes" para o plantio de plantas, e que pela proposta da estrutura, podem revestir portões, bordas de paredes, postes, grades, etc. desenvolvendo o conceito de que grandes jardins urbanos podem prosperar.
Como idéias criativas podem germinar e crescer, vamos torcer para que sempre surjam, prosperem e inspirem tantas outras boas idéias...
Abraços,
À Bientôt!
Essa ideia é bacana! Prova que nem sempre é necessário aquele jardim imenso para ter um pouquinho de cor no cinza das cidades. =)
ResponderExcluirOlá Sybylla, fico feliz com você por aqui sempre prestigiando o blog. A idéia é mesmo "charmante" como diriam os franceses. Prova também que idéias para serem boas não precisam necessariamente ser complexas, mas é claro que o interesse dos envolvidos conta muito. E vamos combinar, nada como a Natureza para promover beleza e bem estar, mesmo em "micro" (nem tão micro assim) estruturas. Bjs.
ResponderExcluir