Vocês já ouviram falar em Paisagismo de baixo d'água? Essa modalidade de paisagismo não é desenvolvida em qualquer água, nem qualquer lugar, mas em espaços criados para grandes aquários que recebem cenários de paisagens naturais que sobrevivem em baixo d'água.
É a Natureza inspirando + uma forma de Arte.
 |
Wild West, Stjepan Erdelijc - Croácia |
E é tudo tão incrível no mundo do design de aquário, ou paisagismo aquático, que é tão difícil, caro e competitivo quanto qualquer esporte, que existe até um super concurso mundial que ocorre anualmente para premiar os trabalhos que melhor se destacam, em criatividade e perfeição, na representação de paisagens naturais submersas que imitam pequenas florestas de pinheiros, jardins zen, cânions e ambientes de deserto.
Veja ao longo do post algumas que selecionei para sua apreciação e inspiração.
 |
Cheiro de floresta, Pavel Bautin - Rússia - Vencedor do grande prêmio IAPLC 2010. |
O concurso Internacional de Layout de Plantas Aquáticas (IAPLC) classifica anualmente centenas de concorrentes de todo o mundo ao prêmio do Maior Aquário com Natureza de Plantas Aquáticas do Mundo. Dentre os participantes, os que mais se destacam são os dos países Asiáticos e do Leste europeu.
Segundo o fotógrafo de paisagem japonesa, Takashi Amano, o interesse em paisagismo é particularmente forte na Ásia. Takashi Amano, contribuiu com seu trabalho para popularizar o hobby no Japão em meados de 1990, tanto que o registrou na sua série de três livros "Nature World Aquarium", imperdível para os amantes do "Aquascaping".
 |
Caminho para o Céu, Dmitry Parshin - Rússia. |
As reproduções de paisagens naturais submersas feitas por estes profissionais transformam aquários em verdadeiras obras de Arte. Paisagens oníricas subaquáticas são criadas por especialistas em paisagismo, que para organizar espécies vegetais para a criação destas paisagens , precisam ter um alto conhecimento de biologia marinha e um talento especial para o Design e a Arte. Uma paisagem aquática pode levar meses e até anos para ser concluída e muitas destas paisagens parecem tão antigas que dão a impressão de existirem se desenvolvendo de baixo d'água durante séculos.

Observar os peixes que parecem estar voando entre árvores, montanhas, florestas e desertos, passa a impressão de que estes cenários, embora vivos, são surreais. Esta é uma característica marcante da "Aquascaping", uma forma de arte que permite a criação de paisagens subaquáticas, cuja inspiração vêm de locais com cenas naturais. Na realização destes trabalhos, detalhes técnicos como iluminação, substratos, adubos líquidos, adornos como pedras, musgos, galhos, etc., são fundamentais, mas o fator determinante no sucesso na instalação do paisagismo submerso está na criatividade dos "Aquascapers" - pessoas que criam paisagens submarinas mágicas em grandes tanques de peixes.
É relaxante, é artístico, é científico e quando feito corretamente ele cria uma "Obra de Arte Viva".
(Dan Crawford - membro fundador do Reino Unido Aquatic Plant Society)
 |
Georgi Chaushev, Bulgária, 2012 IAPLC Top 100 |
 |
Vento Pálido, Takayuki - Japão - Medalha de ouro IAPLC - 2013 |
 |
Sussurro dos Pinheiros, Serkan Cetinkol - Turquia - Top 27 IAPLC 2013 |
 |
Vervel, Chow Wai sol - Hong Kong - Medalha de Bronze, IAPLC 2011 |
 |
Longa Tran Hoang - Vietnã - Terceiro Lugar IAPLC 2012 |
 |
Peregrinação, Shintaro Matsui - Japão - Quinto lugar IAPLC 2013. |
"Existem lugares que declaram a identidade das paisagens que habitam a própria alma." (Joni Baltar)
O Aquascaping é um hobby muito especializado e por isso é raro encontrar quem o desenvolva, mas hoje a internet está ajudando no crescimento da atividade através de sites que possibilitam conexões entre entusiastas para que troquem dicas e truques, que ajudem novatos à aprenderem noções básicas para a construção de sua própria obra prima. O site
UKAPS é um dos mais visitados para este fim.
No jardim terrestre, o paisagista tem geralmente que pensar sobre o terreno natural que irá trabalhar, juntamente com árvores, edifícios e tudo o mais que existir no seu entorno, considerando estes itens no projeto. Já no paisagismo submerso, o espaço é limitado apenas por quatro paredes de vidro, ou seja, o espaço é totalmente neutro, onde tudo que comporá o cenário tem que ser criado. E como a arte é sempre subjetiva, isso torna o trabalho dos juízes bem mais difícil para garantir a equidade e imparcialidade no julgamento dos trabalhos. Mas independente dos vencedores, o espetáculo é sempre surpreendente.
Fontes: www.cnn.com - www.thisiscolossal.com - imagens web
"A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
(Marcel Proust)
Abraços,
Sejamos Felizes!
Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!