Desnatureza
segunda-feira, março 31, 2014
Ao ver as obras monumentais e abstratas do artista contemporâneo brasileiro Henrique de Oliveira, penso na essência de tudo que não tem explicação como o tempo. Aliás, a "desnatureza" da falta de sentido representacional, do que quer que seja objeto da nossa realidade concreta exterior, é abstrato como tudo que existe só na idéia ou no conceito.
![]() |
Desnatureza - Henrique Oliveira - 2011 - Galerie Vallois - Paris - França |
A vida e o Universo confundem-se com a própria essência do tempo. O tempo que, por sua vez, é sem começo nem fim, sem essência, sem natureza ou desnatureza, até mesmo sem medida. A vida é como o tempo. (Augusto Branco)A Arte Abstrata ou Abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados em pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis, ou seja, fora do formato tradicional identificado em paisagens e realismos. Ao invés disso, as relações formais entre cores, linhas e superfícies são usadas para compor a "realidade" da obra de Arte de uma maneira não representacional.
A Arte de Henrique Oliveira, é complexa e abstrata e, segundo ele, as formas que cria são intuitivas sem um propósito ou mensagem clara, porém lembram grosseiras pinceladas em uma tela e são repletas de organicidade que remetem a visceras de um organismo vivo.
Originalmente um pintor, Henrique Oliveira começou a fazer suas esculturas, algumas das quais parecidas com raízes gigantescas, que parecem surgir estourando pisos e paredes e invadindo os espaços que as abriga através do sugestionado crescimento vertiginoso. Suas esculturas tridimensionalmente gigantescas, são cobertas com lâminas de tapumes velhos, descartados das muitas construções civis da cidade de São Paulo. Utiliza ainda para dar forma às suas esculturas, tubos de PVC que são revestidos com as lâminas dos tapumes já em estado de deterioração, que é quando ocorre a separação da estrutura em várias camadas de múltiplas cores.
Seu objetivo com a exploração da fluidez e as combinações de material é evocar a relação entre Natureza (elemento) e o Urbano através do contraste entre construções orgânicas e estruturais. Trabalhando em vários meios como a pintura, escultura e instalação, o artista cria um tipo de arte híbrida que expressa antropomorfismo arquitetônico.
Cada um de nós ao ver uma obra de Arte, principalmente abstrata, temos nossas próprias impressões que inferem em significados diversos. Muitas vezes vemos aquilo que outros não vêem. Como nas obras de Henrique de Oliveira, enquanto para alguns ela remete a elementos da Natureza como estruturas de árvores e raízes, para outros ela lembra amebas e vísceras.
Veja as imagens de algumas obras de Henrique Oliveira que selecionei e perceba suas próprias impressões...
![]() |
Sem titulo (pincelada) - 2011 - Boulder Museum of Contemporary Art, Boulder - EUA |
![]() |
Xiloma Chamusquius - 2010 |
![]() |
Baitogogo - 2013 - Palais de Tokyo - Paris - França |
![]() |
Tapumes - 2008 - Galerie Vallois - Paris França |
![]() |
Bololo 2011- Smithsonian National Museum of African Art - Washington DC - EUA |
![]() |
Bololo 2011- Smithsonian National Museum of African Art - Washington DC - EUA |
Com um vastíssimo currículo internacional, Henrique Oliveira é conhecido mundialmente. Saiba mais sobre este impressionante artista no seu Website.
"No fundo, a forma torna-se esteticamente válida na medida em que pode ser vista e compreendida segundo múltiplas perspectivas, manifestando riqueza de aspectos e ressonâncias, sem jamais deixar de ser ela própria."Abraços,
Sejamos Felizes!
0 comments
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!