Páginas

Páginas

Pages

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Plantas que são repelentes naturais de mosquitos


Clima tropical com temperaturas altas que variam entre períodos de seca e períodos de chuvas, são os preferidos para os mosquitos traquinas se proliferarem. Mas como esses insetos são indesejáveis, trago para este post, algumas sugestões para que você possa abrir mão dos inseticidas e repelentes químicos, nocivos não só para as plantas como também para a saúde humana, em prol de plantas que repelem os mosquitos da sua paisagem naturalmente.

A utilização de plantas repelentes naturais, não quer dizer que você vai acabar com os insetos, mas certamente vai diminuir sua incidência além de trazer uma parcela agradável da Natureza para seu ambiente. Estudos já confirmaram que mosquitos são repelidos por plantas aromáticas com cheiro forte, então, antes de você se acomodar em algum lugar ao ar livre para relaxar ou para desenvolver alguma atividade, experimente providenciar arranjos com algumas plantas que além de embelezar sua paisagem, contribuirão ajudando a repelir aqueles insetos que quando surgem, perturbam e ocasionam mal-estar.

As plantas repelentes de mosquitos mais usadas são:


Lavanda

Apreciada por sua beleza e fragrância a lavanda confere graça tanto em canteiros como em vasos. Mas acreditem, os mosquitos odeiam o perfume da bela, e onde ela está os traquinas nem chegam perto.


Manjericão

O cheiro forte desta planta afasta moscas e mosquitos, e ainda pode ser utilizada como tempero na culinária. Cultive esta planta tanto ao ar livre quanto em áreas fechadas, mas sempre perto de janelas ou portas que recebam insolação e por onde os mosquitos entram.


Alecrim
Planta perfumada, também utilizada em temperos culinários (vai muito bem com peixe), espanta não só os mosquitos, mas também os gatos de locais em que a presença destes é indesejável, como hortas, quintais e quartos de crianças. Também é eficaz contra carrapatos e pulgas.


Melissa ou Erva-Cidreira

A erva-cidreira é uma planta herbácea, semelhante à hortelã, em geral medindo entre 30 e 60 cm de altura. As folhas possuem fragrância e sabor característicos semelhantes ao limão. Repele os mosquitos devido ao seu odor similar a citronela. Se esfregar umas folhinhas na pele, ele age como um repelente também.


Citronela

O mais usado repelente natural processado e utilizado de muitas formas, a citronela é perfeita para espantar os insetos em geral, principalmente mosquitos, pernilongos, borrachudos e o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo de jardins.

Outros benefícios adicionais para a adição de plantas repelentes de mosquitos em sua paisagem estão na mistura de plantas que podem ser usadas como repelentes naturais e também como ervas culinárias. Árvores também contribuem para atrair animais silvestres e aves que são predadores naturais desses insetos, assim como plantas que atraem borboletas.

Contar com a sabedoria da Natureza, além de ser mais prazeroso, bonito e saudável, sempre traz bem-estar.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Imagens: Web

Sobre a Dengue, mais dicas AQUI.
9 receitas de repelentes naturais

2 comentários:

  1. Excelente, Sil !!! Vou providenciar estas plantas para minha casa! Parabéns pelo site . Está ótimo! Abraços, Joaquim Filho (Brasília, DF).

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas,tenho algumas plantas,inclusive a erva-cidreira, irei usar em outros locais da casa,obrigada.

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!