Você já parou para pensar o quão "surrealista" é a contribuição do ser humano na degradação do meio ambiente ocasionando para a humanidade perdas irreparáveis que podem levar a extinção da própria espécie? Pode até parecer coisa de cinema criada pela ficção, mas, lamentavelmente, cada vez mais nos aproximamos desta realidade surreal.
A abordagem artística desta temática é o que compartilho neste post, apresentando o incrível trabalho com pinturas a óleo sombriamente realistas com ares surreais, da pintora Alexandra Manukyan, através da sua coleção "Oracle the Extinction", ou Oráculo da Extinção: uma interpretação fictícia do impacto catastrófico do comportamento da humanidade sobre o meio ambiente, e em como esse comportamento afetará o futuro do nosso planeta.
Na série de obras recentemente exposta na Copro Gallery em Los Angeles, a artista mostra heroínas régias com animais que sofreram nas mãos da humanidade, reduzidos a pele e ossos, com suas formas lamentáveis sufocadas entre resíduos e detritos.
Embora em sua pintura, Manukyan use métodos tradicionais em um estilo clássico, seu trabalho está diretamente ligado à realidade atual onde o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, o transbordamento de aterros, as chaminés industriais que poluem o ar, são provas irrefutáveis do quanto as ações humanas são destrutivas ao seu próprio meio ambiente.
A artista explora temas com personagens femininas de rainhas com vestidos feitos de sacos de lixo, equilibrando coroas feitas de resíduos da Natureza, significando o peso do mundo sobre seus ombros como se elas pudessem manter um frágil equilíbrio entre um futuro sombrio e alguma possibilidade de salvação.
Segundo a Manukyan, em entrevista dada a My Modern Met (que você pode ler na íntegra AQUI), ao abordar na coleção "Oráculos de Extinção" os fatores nocivos do comportamento humano sobre o ambiente e o futuro do nosso planeta, ela busca sensibilizar e reforçar através da sua arte, aquilo que já tem sido um alerta há muito tempo para a humanidade:
Na sua busca insustentável para viver uma vida melhor, o homem trata com pouco respeito o meio ambiente causando uma quantidade impressionante de desastres ambientais. A maior e mais importante experiência na Terra é aquela que todos nós estamos realizando, agora mesmo, na própria Terra.
Atualmente, a poluição é considerada como o assassino número 1, que afeta mais de 100 milhões de vidas em todo o mundo. Mais de 1 milhão de aves marinhas e 100 milhões de mamíferos são mortos pela poluição a cada ano. Obviamente, a mudança é necessária.
Tomara que a arte possa inspirar as mudanças que a humanidade precisa em muitos âmbitos, para encontrar algum escape deste previsível futuro desolador. Enquanto isso conheça um pouco do trabalho de Alexandra Manukyan nas imagens que selecionei para sua apreciação e reflexão...
Saiba mais sobre o trabalho de Alexandra Manukyan AQUI.
Veja também: Como Cuidar da Terra - AQUI
Abraços,
Sejamos Felizes!
Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!
Fonte: my modern met: site da artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!