Páginas

Páginas

Pages

terça-feira, março 22, 2016

Margaridas para você

Bem-me-quer... Mal-me-quer...

Muita gente já desfolhou uma Margarida pensando na pessoa amada a espera por uma resposta dada pela última pétala da flor que indicaria o Bem-me-quer ou o Mal-me-quer.


Ó dúvida cruel!!!! Essa brincadeira popular já fez muita gente suspirar enquanto despedaçavam Margaridas, que acabaram ficando conhecidas como Bem-me-quer (parte da brincadeira que todo mundo gostava), Bonina, Crisântemo, Margarita, Malmequer e Olho-de-boi.


Cientificamente a Margarida é conhecida por Chrysantemum leucanthemum com várias classes de flores parecidas que também recebem o mesmo nome. Mas a mais popular entre elas são as Margaridas brancas e as amarelas.


A Margarida é símbolo da unidade. Em sua estrutura, o miolo no centro da flor tem a cor amarelo solar, luminoso que irradia ao seu redor múltiplas pétalas brancas que, ligadas ao centro da flor representam a unidade do corpo e espírito e nessa unidade a relação entre o terreno e o divino.


Utilizada por muitos povos da antiguidade na medicina e na cosmética, a Margarida era flor sempre associada a magia, ao mistério e a palavras mágicas, no combate a tristeza, na estabilização das emoções e no despertar da jovialidade e alegria.


À ela também são atribuídos símbolos da pureza, da paz, bondade e afeto. A Margarida combina bem com muitas outras flores, e por isso é muito apreciada para compor arranjos florais transmitindo sempre um toque de jovialidade, leveza e alegria.

Como cuidar das Margaridas

No Jardim

Queridinhas do jardim, as Margaridas florescem o ano inteiro. Para plantá-las:
  • Escolha um local ensolarado que receba em torno de seis horas de sol diário, mas preferencialmente os sol da manhã ou da tarde, fora o horário de pico. O excesso de sol, principalmente no verão pode diminuir a floração.
  • O solo da área que receberá o plantio deve ser removido numa profundidade em torno de 20 cms.
  • Acrescente ao solo removido 200 gr/m2 de adubo NPK - 4-14-8, 250 gr/m2 de calcário dolomítico e 10 lt/m2 de matéria orgânica.
  • Retire as mudas com muito cuidado de seus recipientes para não danificar o torrão e replante-as em zigue-zague com 15 cms de distância entre elas.
  • Regue diariamente durante os primeiros 30 dias. após este período, regue duas vezes por semana ou sempre que perceber o solo muito seco. 

No vaso como flor de corte

  • Utilize um vaso bem limpo.
  • Limpe bem os caules das flores, despindo-os de todas as folhas, que apodrecem dentro da água abreviando sua duração.
  • Preencha o vaso com água até 1/3 da sua altura, para que os caules fiquem mergulhados em torno de 1/3, que é o suficiente para que absorvam a água necessária sem que fiquem inteiramente mergulhados, o que gera um apodrecimento mais rápido.
  • Troque a água diariamente de preferência, ou no máximo a cada dois dias.


Imagens acima: seleções google

Margaridas para Presente

Presentear com margaridas é oferecer jovialidade e alegria em forma de flor... Tem como não gostar?


Enfeite-se com Margaridas e ternuras
E escove a alma com flores
Com leves fricções de esperança
De alma escovada e coração acelerado
Saia do quintal de si mesmo
e descubra o próprio jardim...

Carlos Drummond de Andrade

Abraços!
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!