Páginas

Páginas

Pages

sexta-feira, maio 20, 2016

No Tempo da Delicadeza

Follow my blog with Bloglovin


Delicadeza não se ensina, é diferente do respeito. Delicadeza é temperamento, não se obtém com a idade, não é uma promoção da sensibilidade, não vem com a educação ou com a imitação dos pais. Delicadeza é um defeito maravilhoso, uma entrega irreversível. É uma loucura do bem, uma paranoia sadia. Oferecer mais do que foi pedido, oferecer-se a toa. Sucumbo diante da delicadeza: a delicadeza é gentileza refinada. Não é um hábito, mas uma missão. A delicadeza é vontade de abraçar com as palavras, beijar com as palavras, assumir as palavras.

Gentileza não é para qualquer um. Não é boa ação, não é ajudar alguém atravessar a rua, mas ajudar a atravessar o rosto. Gentileza não pede recompensa, não conta pontos ao paraíso. Gentileza é ser mais do que estar. É cuidar sem precisar ser cuidado. É compreender sem necessitar perguntar...

Delicadeza é uma felicidade que não acaba nem com a tristeza. É uma gana de viver que não termina nem com a dor. Delicados são os que guardam uma letra de música para dizer um dia à sua companhia predileta, é dançar coladinho na sala com a própria voz, é lavar pratinhos dos vasos na chuva. É se importar com aquilo que tem necessidade, é criar necessidade do nada. É perder tempo pensando no outro mais do que em si mesmo, é ceder espaço para o outro mais do que a si mesmo. É um gesto natural, amar a disposição, amar o que vem pelo acaso, amar o capricho, fazer as coisas tão acabadas que o embrulho é o próprio presente.


Gentileza é uma paixão responsável. É quase uma telepatia se não fosse presença completa. A presença é sempre maior do que a telepatia. Gentileza nunca é forçada, é espontânea ou não é, não pode ser explicada, não pode ser cobrada. Ela não ocorre uma vez ao dia, ela é um estado permanente da audição, é segurar o mundo pelos ouvidos. A gentileza é a generosidade mais verdadeira, porque não depende de ninguém, não é um investimento, não traz juros para fé. Irrompe como um riso, e não tem autoria como a alegria. É de todos em você. "Fabrício Carpinejar"
Ah..., esse texto do Fabrício é uma delícia, porque é tão gentil! E gentileza no mundo atual é algo raro e quase invisível. Apesar das facilidades relacionadas à comunicação, geradas pelas tecnologias através das redes sociais, a valorização do individualismo faz com que as pessoas se fechem cada vez mais em seus próprios mundos. 

O individualismo gera egoísmo e inveja, fazendo com que as pessoas se embruteçam e se tornem mais agressivas. E assim, a gentileza vai se apagando, virando algo raro, as vezes até meio esquisito, porque quando é demonstrada sempre pega as pessoas de surpresa. Mas, surpresa boa todo mundo gosta! Ser bem tratado, com delicadeza e respeito, todo mundo gosta também! Então se tudo isso é tão bom não podemos deixar que se extinga. 


São muitas as razões para não deixarmos ela virar coisa do passado e a mais simples delas é que gentileza faz bem. É gostoso receber, e acredite, é gostoso retribuir. A gentileza aproxima verdadeiramente as pessoas, cria vínculos reais e abre muitas portas. A prática da gentileza faz com que nos socializemos mais no mundo físico real, gerando reciprocidade positiva, tanto que a ciência confirma que a prática da gentileza favorece a diminuição dos hormônios do estresse e o aumento dos hormônios relacionados ao bem estar. Assim a vida fica mais leve e a gente mais feliz.

Você já percebeu que pessoas briguentas, intolerantes e grosseiras, não são felizes? E que geralmente sofrem de males físicos com doenças como enxaqueca, gastrite, ansiedade, hipertensão, estresse, depressão, etc., só para citar algumas...

Gentileza afasta os conflitos, melhora as relações, diminuem a ansiedade e gera bem estar.


Como ser mais gentil


  • Tente se colocar no lugar do outro -  Sabe aquela história: "Trate as pessoas da mesma forma que quer ser tratado? Simples assim!
  • Escute -  Alguém já disse que quando só falamos, repetimos o que já sabemos, mas quando escutamos, podemos aprender algo com a outra pessoa. Ouvir antes de sair defendendo um ponto de vista, pode evitar muitos conflitos desnecessários.
  • Pratique a paciência - Evite julgamentos e decisões precipitadas.
  • Peça desculpas - Reconhecer um erro é saudável, evita problemas de saúde, de consciência, previne a violência e salva relacionamentos.
  • Pense positivo - Valorize sempre as coisas boas que existem na sua vida e nas outras pessoas. Não existe perfeição e em tudo há a possibilidade para melhorar. Perceber o mundo, as pessoas pela ótica positiva, pode promover verdadeiros milagres.
  • Respeite as pessoas - Mesmo quando elas pensam diferente de você. Respeito também é um valor que tem sido esquecido por muitos. Respeite para ser respeitado. Quer algo maior do que isso?
  • Seja solidário - Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e sua realidade. O mundo não gira só em torno do nosso umbigo. Todas as pessoas possuem suas dificuldades. Compreender as diferenças nos faz crescer e perceber que os conflitos não tem que ser jogos de guerra, pois numa guerra, seja ela qual for, todos perdem.
Ser gentil é presentear a si mesmo, tornando sua vida mais prazerosa. E, viver de bem consigo, já é um grande avanço para viver bem com todos.

Que tal arregaçar as mangas e sair por aí cultivando gentileza?



Abraços!
Sejamos Gentis e Felizes!

Fontes: livro: O poder da Gentileza - Rosana Braga; Imagens: minhas seleções Pinterest.

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Um comentário:

  1. Boa tarde, vejo a publicação de 2016 e eu aqui em 2021 lendo, vejo como são valores importantes e como se perdem dia a dia com tempo. Parabens pela incrível publicação. Tentei contato com vc via instagram, mas acredito que esta desatualizado. Espero que algum dia essa mensagem chegue até voce. Parabens e obrigada.

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!