Páginas

Páginas

Pages

quinta-feira, junho 23, 2016

Angélica perfumada - Polianthes tuberosa

Bonita, delicada e muito perfumada, característica que lhe é mais marcante,  a Angélica é uma flor muito apreciada tanto no jardim como em cerimônias e festas que celebram uniões amorosas.

Nos jardins ela faz graça, nas decorações, além da beleza delicada, ela desperta os sentidos com seu perfume intenso e sofisticado que fez da Polianthes tuberosa uma das "jóias" mais cobiçadas no universo da perfumaria mundial.

 

Originária do México, a Polianthes tuberosa, pertence à família Agavaceae, sendo popularmente conhecida como: Angélica-de-bastão, Angélica-dos-jardins, Jacinto-da-Índia, Tuberosa, Nardo, haste-dourada, ou vara-de-São José. Como gosta de temperaturas amenas, a angélica (Polianthes tuberosa), tem uma certa resistência as baixas temperaturas, de modo que, podemos contar com o ar da sua graça, para enfeitar e perfumar o outono e um "cadinho" do inverno com sua forma elegante e beleza delicada.


Planta bulbosa de flores brancas e perfumadas, a Angélica possui folhas longas e estreitas de cor verde brilhante. Apreciando temperaturas amenas, a ocorrência do seu florescimento se dá no inicio do outono se estendendo até o início do inverno. Com inflorescências tipo espiga em hastes eretas e altas, as flores da angélica, se sobressaem com inúmeros botões sobre a folhagem. As flores são cerosas, pequenas de cor branca ou levemente rosada e liberam um intenso e delicioso perfume principalmente no período da noite. Suas flores delicadas, brancas e perfumadas simbolizam a pureza, predicado que coloca a flor entre as mais preferidas para buques de noivas, arranjos e decorações de cerimônias e festas de casamentos.

Na Índia ela é muito utilizada em rituais relacionados a cura e também em casamentos nos tradicionais colares de flores que são trocados pelos noivos. No Hawai os colares (leis) e coroas (hakus) com flores de angélicas também são muito utilizados em casamentos, tanto para enfeitar os noivos, quanto para a decoração da cerimônia e da festa.


No Jardim

No jardim a flor é ideal para compor pequenos maciços formando vistosos detalhes através de plantios intercalados com outras plantas. É muito indicada para áreas de convívio como varandas e pequenos pátios, podendo ser plantada em vasos e floreiras próximas à portas e janelas, locais onde seu perfume envolvente, dispersado no ar dará as boas vindas.


Cultivo

  • Escolha uma área que tenha boa incidência de sol.
  • O solo deve ter boa drenagem e ser preparado com adubo orgânico acrescido de NPK 4-14-8.
  • Abra covas com 7 centímetros de profundidade.
  • Deposite o bulbo na cova com a ponta mais fina voltada para cima, cobrindo-o com a terra devidamente adubada.
  • Dê um espaçamento de 10 centímetros entre cada bulbo. Regue diariamente ou a cada dois dias mantendo o solo úmido com o cuidado de não encharcá-lo.
  • O ciclo entre plantio e floração leva em torno de seis meses.
  • Cada bulbo solta uma haste com flor.

Como Flor de corte


  • A flor é muito apreciada como flor de corte, principalmente para buques de noivas e decorações de cerimônias e festas de casamento.
  • Em arranjos florais, costuma ser utilizada como complemento entre outras flores, devido seu forte perfume.
  • Em vasos, os cuidados básicos para uma boa durabilidade das flores é retirar todas as folhas das hastes que ficarão submersas na água que deve ser trocada diariamente ou no máximo a cada dois dias.
  • Como o perfume é muito intenso, não é recomendável colocar a flor em ambientes fechados ou pouco arejados.

Perfume

A flor é uma mistura de frescor floral e opulência aveludada com perfume tão forte que basta apenas uma haste da flor para perfumar um ambiente durante semanas. De suas raízes também é extarído um óleo usado para fazer incensos e medicamentos. Na aromaterapia, seu óleo essencial é indicado para favorecer o desenvolvimento da intuição.



O perfume da Polianthes tuberosa é considerado como "ouro" na perfumaria. Segundo os mais renomados perfumistas do mundo, nenhuma nota na perfumaria é mais surpreendente e carnal, cremosa ou contraditória do que a tuberosa.


Se você gosta de perfumes já deve ter visto e sentido perfumes com a "jóia tuberosa" da perfumaria. Os perfumes com tuberosa mais conhecidos e apreciados são:

  • Fracas - Robert Piguet (referência máxima quanto ao uso da tuberosa em perfumes)
  • Jardins de Bagatelle - Guierlain
  • Choe - Karl Lager Feld
  • Amarige - Givenchy
  • Beauty - Calvin Klein
  • Tubereuse Criminelle - Serge Lutens
  • J'adore - Dior
  • Tubereuse Indiana - Creed
  • Blonde - Versage
  • Today - Avon
  • Tuberosa do Egito - Phebo



"O Amor é a única flor que desabrocha sem a ajuda das estações." Khalil Gilbran

Abraços,
Sejamos Felizes!

Imagens: minhas seleções pinterest


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Um comentário:

  1. Ontem fui à feira e ganhei, de uma florista japonesa, algumas hastes de Angélica. Fiquei encantada com o perfume desta flor, então bateu-me a curiosidade de conhecer um pouco sobre ela, que perfumou a casa toda.
    Obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!