Quem nunca se encantou com um campo florido, ou até mesmo com as flores que surgem em beiras de estradas enfeitando e alegrando as mais diferentes paisagens?
É nas paragens mais improváveis que surgem as flores silvestres, onde ninguém as plantou...
Existem milhares de plantas floríferas ao redor do mundo, cuja função principal, no processo vital de reprodução, é produzir sementes à serem levadas para polinização por criaturas aladas como pássaros, morcegos, etc., que são atraídos pela forma, colorido e perfume destas flores.
Boas viajantes, suas sementes, não são transportadas somente através de criaturas aladas, mas também viajam com a ajuda do vento e da água, resistindo por longas viagens.
Mas, em termos simples, uma flor silvestre é toda planta florífera que cresce espontaneamente sem a intervenção humana.
As flores silvestres tem o privilégio da liberdade, podendo alastrar-se sobre a Terra, embelezando, perfumando e formando imensos tapetes coloridos, delicados presentes da Natureza.
Você sabia que, aves canoras e borboletas adoram estas flores?
Segundo o horticultor e autor, Jim Wilson, as flores silvestres constituem uma fonte de alimento muito mais apreciada por pássaros e borboletas do que as flores cultivadas. O que não é difícil de entender, principalmente se considerarmos que, originalmente, todas as flores eram silvestres.O que faz de uma flor silvestre uma erva daninha?
Por serem livres e nascerem espontaneamente em qualquer lugar sem a intervenção humana, muitas flores silvestres são consideradas ervas daninhas e muitas "ervas daninhas floríferas" são consideras flores silvestres.
Se você já tentou cultivar um jardim, deve ter se deparado com a invasão de plantas consideradas como indesejáveis. E, provavelmente, já deve ter se perguntado: por que isso ocorre?
Isso ocorre, porque existem milhares de sementes (viajantes) inativas, de uma grande variedade de plantas, espalhadas sobre as camadas superficiais dos solos. Quando o terreno é roçado, elas ocupam o solo a fim de impedir sua erosão, função para qual foram programadas com sabedoria para que a Natureza preserve seu habitat e cumpra seu seu ciclo.
Mas será que estas plantas são mesmo "daninhas"? Os termos "bem" e "mal", estão relacionados a questões morais humanas, nada haver com as plantas que, são apenas vegetais. Nesse sentido, o termo "daninha", além de ter uma conotação negativa baseada numa visão utilitária, também não condiz com a principal função destas plantas que é proteger o solo. Elas surgem em locais onde o homem queima, desmata ou ara a terra para diversos usos. Nascem espontaneamente, com a função de restabelecer e reequilibrar o meio ambiente e, assim, ocupam a terra para protege-la de prováveis erosões deixando o ambiente mais fértil, úmido e com vida.
A programação é feita pela sabedoria da Natureza que tem um propósito para tudo que é criado por ela. Além destas, existem outras funções que a maioria de nós desconhecemos, como é o caso de muitas destas plantas, flores silvestres e ervas (tidas como) daninhas serem até comestíveis, como vimos no post sobre as PANCS que, você pode ver ou rever - AQUI.
Embora as ervas daninhas, floríferas ou não, e até mesmo flores silvestres confundidas com estas ervas, comumente cause uma contínua batalha entre jardineiros, conhecer esse processo, nos ajuda a entender os respectivos papéis destas plantas no ciclo da vida, para que não deixemos de apreciar essa parte fascinante da criação.
"O amor é como as flores silvestres, costumam ser encontradas nos lugares mais improváveis." (H.Jackson Brown Jr.)
Abraços!
Sejamos Felizes!
Fontes: wol.jw.org - nossofuturoroubado.com.br - imagens seleções google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!