A veneração do povo japonês com a Natureza, faz da primavera uma época mágica para se visitar o Japão.
É na primavera que os famosos festivais de flores colorem o Japão com exuberantes belezas vivas provenientes da Natureza potencializada pelo cuidado e esmero do povo japonês.
Os festivais de flores na primavera japonesa são famosos no mundo todo, como é o caso das floradas das cerejeiras e do festival do crisâtemo que já falamos aqui no blog, mas tem um em especial, o Great Wisteria Festival, que trago para esse post, cuja beleza, remete a mundos de sonho e magia que só a Natureza pode inspirar.
O Great Wisteria Festival acontece todos os anos no Japão a partir de meados de abril quando as Wisterias mais conhecidas como Glícínias estão no auge de suas floradas magníficas
No Japão o anfitrião mais concorrido do Festival das Wisterias é o Ashikaga Flower Park, que fica na província de Tochigi a duas horas (trem) de distância de Tóquio. O parque possui mais de 350 árvores de Glicínias que enchem o parque com cascatas de flores com seus coloridos deslumbrantes ano após ano.
A árvore Wisteria (espécie floribunda), estrela do festival, também conhecida como Glicínia, é nativa do Japão, onde particularmente no Ashikaga Park, algumas contam com mais de 150 anos e fazem parte do patrimônio natural japonês.
O Grande festival de Glicínias de 2017 terá seu início no dia 15 de abril com duração até o final de maio.
O Parque Ashikaga foi listado em 2014 como um dos "Destinos de Sonho da CNN", por um escritor de viagens que comparou as árvores de Glicínias como quase idênticas a Árvore das Almas do aclamado filme Avatar.
Basta olhar para as fotos para entender que sonho e realidade se fundem, encantam e emocionam nas paisagens acortinadas por tanta beleza viva que só a Natureza pode proporcionar.
Wisteria
A Wisteria japonesa ( Wisteria floribunda DC.) conhecida popularmente como Glicínia, é uma trepadeira volúvel, lenhosa, vigorosa, ramificada, nativa do Japão. Possui ramagem densa e de grande efeito ornamental no florescimento com inflorescências pêndulas, longas com numerosas flores pequenas, azul violeta e variedades de flores brancas, róseas e com folhagens verde-amarelas.Aqui no Brasil, podemos encontrar as espécies Wisteria floribunda, nativa do Japão e a espécie Wisteria sinensis, nativa da China. enquanto a espécie chinesa apresenta inflorescências mais curtas e mais numerosas em comparação como a japonesa, esta por sua vez, desenvolve cachos bem mais longos. Por aqui, é mais comum Wisterias/Glicínias com flores violetas cujo florescimento ocorrem no Outono/Inverno, sendo mais intenso nas regiões de climas frios.
No Paisagismo a Wisteria/Glicínia é indicada para caramanchões, pérgolas, cercas e grades, onde possa desenvolver-se livremente.
Glicinias simbolizam ternura, humildade e gratidão
No budismo Shi (Jodo Shinsu) a Glicínia tem um significado muito importante, associado aos cachos aglomerados de flores que, pendem voltados para baixo para lembrar que a verdadeira beleza reside na humildade, no respeito, na sinceridade e na gentileza. Vistas como um símbolo do brilho e transitoriedade da existência, as Glicínias, segundo Buda, lembram que tudo muda constantemente na mesma vida com o passar do tempo, então devemos apreciar cada momento com gratidão, humildade e reflexão espiritual.Veja também:
Cerejeiras na Primavera Japonesa - AQUI
A simplicidade e perfeição do Crisântemo - AQUI
"Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão." (Jean de la Bruyere)
Abraços,
Sejamos Felizes!
Fontes: boredpanda, ashikagapark, Plantas ornamentais do Brasil por Henri Lorenzi, imagens: seleções google e boredpanda
Wow, your blog is amazing!
ResponderExcluirFor the first time, I'm at your blog and I'm thrilled!
This photos are incredible.
Moj mali kutak