A arte com todas suas formas nos toca de diferentes maneiras. Quando vejo as esculturas da artista canadense Debra Bernier, penso na Natureza como uma mãe geradora de vida e inspiração.
A contemplação da Natureza em todos os seus detalhes nos conecta com o potencial feminino impregnado em todas as formas de vida existentes. A fecundidade geradora das muitas formas de procriação existente remete a essência maternal essencialmente feminina.
A fertilidade palavra oriunda do latim fertilitate ou fecundidade é o termo empregado para designar a capacidade de se produzir algo, geralmente vida.
A vida pulsante na Natureza faz dela a "Mãe Terra", tema que aparece em muitas mitologias, nas quais, vista como uma deusa da fertilidade, ela personifica e incorpora a terra fértil como patrona da maternidade.
A essência feminina presente nas esculturas de Debra Bernier, são delicadas expressões do sentido materno universal.
Debra Bernier cria esculturas que remetem a personagens misticos em meio a Natureza circundante. Seu trabalho é desenvolvido em pedaços de madeira que são descartados naturalmente no meio natural. Cada peça de madeira selecionada é minuciosamente estudada por Debra até chegar a definição do que será esculpido nela.
"Quando trabalho com a madeira solta na natureza, nunca inicio como se ela fosse uma tela em branco. Cada pedaço de madeira já é uma escultura criada pelas carícias das ondas dos ventos."
O trabalho de Debra não se limita somente a madeira, à ele a artista incorpora diversos elementos como argila, pedras, conchas e outros objetos que se fundem na escultura agregando um valor diferencial ao seu trabalho.
"A madeira conta uma história e eu tento pensar em sua jornada enquanto a mantenho em minhas mãos." Estendo ou encurto as curvas e contornos que já existem em formas familiares de animais ou rostos humanos."
Em suas esculturas vislumbramos uma fusão harmoniosa do humano com o meio natural, cuja evocação mais frequente são temas ligados ao feminino, como a fertilidade e maternidade.
A incorporação de conchas, um símbolo de fertilidade em muitas culturas é um dos elemento que mais contribui para a associação com a força do espírito feminino em suas esculturas.
O feminino em reinterpretações modernas de figuras como a Vênus de pedra - pré histórica - são como talismãs que evocam a contemplação que Debra habilmente captura nas fotografias de cada peça, que são belamente enquadradas.
"As peças são um reflexo não só da minha vida, da minha família e das crianças, mas de uma conexão eterna e sagrada que todos compartilhamos com a Natureza."
Veja mais esculturas de Debra Bernier que selecionei para sua apreciação...
"Das profundezas das estrelas às flores luminosas da Natureza, o mistério da trindade do feminino divino é ilimitado. No fundo da vastidão do universo é onde você vai encontrá-la. Permeando e amando a tudo, a beleza dela vive dentro da sua alma. Abra sua vida para seu beijo de paz infinita." (Isha Lener)
Dedico esse post à todas mulheres mães que, com seu amor incondicional, fazem deste mundo um lugar melhor...
Abraços!
Sejamos Felizes!
Veja mais obras da artista Debra Bernier - AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!