Muitas pessoas acreditam que tocar música para plantas faz com que elas cresçam melhor. Porém entre e os cientistas há controvérsias... Mas, isso está prestes a mudar em virtude de uma nova pesquisa que pode confirmar: "sim, as planta reagem aos sons".
A pesquisa que está dando o que falar, foi realizada pela bióloga evolucionária Monica Gagliano, da Universidade da Austrália Ocidental, com sua recente descoberta que prova que as plantas utilizam os sons da Natureza, desde o zumbido de um inseto ao som de líquido que correm em túneis subterrâneos dentre outros caminhos, para encontrar água e sobreviver.
Conforme relatado no Scientific American, em seu estudo, Monica Gagliano, utilizou um vaso com dois braços em formato de V (de ponta-cabeça), no qual, em um braço do vaso, colocou mudas de ervilha sobre substrato (solo) desidratado, enquanto o outro braço do vaso foi apoiado sobre uma bandeja onde um tubo espiralado continha água em movimento. O resultado mostrou que, as raízes da planta se moveram na direção do tubo que emitia o ruído da água, mesmo sem ter acesso a ela, as raízes seguiram o som.
Segundo Monica Gagliano, as plantas "só sabiam que a água estava ali", pois conseguiam detectar o som dentro do tubo. Quando foi dado à elas a escolha entre o tubo próximo ao som da água, e um outro tubo com solo umedecido, as plantas permaneceram no solo, pois o mesmo continha a tão necessária água.
A experiência foi acompanhada por um cientista com a confirmação que as plantas usaram as ondas sonoras para detectar a água de longe, pois seguem os gradientes de umidade para mover-se na direção de alvos (água) que estejam dentro do seu alcance.
A descoberta de Monica Gagliano, foi publicada na edição de maio de 2017 da Oecologia, uma revista internacional revisada por pares. No artigo intitulado: "Raízes de plantas usam som para localizar água" no qual a bióloga escreve:
"Porque a água é essencial à vida, os organismos têm evoluído uma ampla gama de estratégias para lidar com limitações de água, incluindo ativamente a procura de seus níveis de umidade preferenciais para evitar a desidratação. As plantas usam gradientes de umidade para direcionar suas raízes através do solo, uma vez que uma fonte de água é detectada. Mas, a forma como elas detectam a origem da água pela primeira vez, ainda é desconhecida." Descobrimos que as raízes foram capazes de localizar uma fonte de água, através da detecção das vibrações sonoras geradas pela água movendo-se dentro de tubos, devido a ausência de umidade no substrato" (no qual elas se encontravam).
Considerando que, já foi confirmado pela ciência que, os fenômenos de "polinização por zumbido", com certa frequência estimula a liberação do pólen em plantas, não parece muito estranho propor que as plantas dependem de vibrações sonoras para encontrar água e prosperar.
Veja no vídeo como se deu a experiência de Monica Gagliano
"Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente." (Paulo Watson)
Abraços,
Sejamos Felizes!
Fontes: Scientific American, inhabitat
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!