Páginas

Páginas

Pages

quinta-feira, abril 05, 2018

ORA PRO NOBIS - Milagre da Natureza para nossa Saúde

Ora Pro Nobis vem de expressão do latim cujo significado é roga por nós, refrão cuja repetição ocorre em várias orações e ladainhas dedicadas à Nossa Senhora e diversos Santos, sendo também, o nome popular de uma planta que, literalmente roga por nós, através dos seus valorosos benefícios, como um verdadeiro milagre.


Pereskia aculeata é seu nome científico, cuja origem vem da América Tropical incluindo o Brasil, onde a planta Ora Pro Nobis é nativa e encontrada de forma abundante nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. É raramente cultivada comercialmente sendo mais comum encontrá-la em quintais e hortas, principalmente no estado de Minas Gerais, com a exceção de algumas formas de folhas variegatas usadas em paisagismo. Ainda em Minas Gerais, suas folhas, flores e frutos são usados na culinária mineira, através de variados preparos tanto cruas quanto cozidas.

O Milagre da planta Ora por Nós 

Tão grande e generosa é a Mãe Natureza que abriga e sustenta nossa sobrevivência através do alimento e de remédios poderosos espalhados por todos os cantos do Planeta. Tanto no quesito alimento quanto no quesito remédio, temos muito ainda que aprender com a Natureza que tudo nos fornece.


Os hábitos alimentares da vida moderna, para muitos, são estimulados com muitas possibilidades de sabores e alimentos que fazem com que se coma muito, mas com baixa qualidade de nutrientes essenciais à uma boa saúde. A Organização Mundial da Saúde, mostra em suas pesquisas que muitas crianças, adultos e idosos "bem alimentados", apresentam várias deficiências nutricionais que podem acarretar diversas doenças e envelhecimento precoce.

Estudos sobre as propriedades da  Ora Pro Nobis, descobriram que as folhas da planta são ricas em ferro, o que faz dela uma ótima opção no auxilio de tratamentos de anemia, fadiga e fraquezas decorrentes da falta de ferro no organismo.

Rica em nutrientes, vitaminas, minerais e fito substâncias antioxidantes, a Ora Pro Nobis faz verdadeiros milagres para nossa saúde.


COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM 100 GRAMAS DE FOLHAS DA ORA PRO NOBIS:

Energia: 26 kcal - Proteína: 2,00 g - Lipídios: 0,40 g - Carboidratos: 5,00 g -
Fibras: 0,90 g - Cálcio: 79,00 mg - Fósforo: 32,00 mg - Ferro: 3,60 mg -
Retinol: 250,00 mcg - Vitamina B1: 0,02 mg  Vitamina B2: 0,10 mg -
Niacina: 0,50 mg - Vitamina C: 23,00 mg.

Por ser bastante popular no Estado de Minas Gerais, a Universidade de Lavras realizou um vasto estudo sobre suas propriedades, constatando que seus princípios ativos contribuem com eficiência no tratamento de várias doenças:
  • Como a planta possui um alto teor de fibras, sua ingestão auxilia no processo digestivo e intestinal, favorecendo o organismo com a saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, ajudando na recomposição da flora intestinal, o que evita os estados de constipação. prisões de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e tumores.
  • Os índices de ferro contidos na planta contribuem com eficácia no tratamento da anemia.
  • O chá, feito a partir de suas folhas, tem função depurativa, sendo indicado no trato de processos inflamatórios como cistite e úlceras. Esse poder depurativo associado ao chá também auxilia tratamentos vasculares como varizes.
  • Outro benefício da Ora Pro Nobis é o alto teor de ácido fólico, muito importante durante a gravidez para evitar problemas para o bebê.
  • A planta possui também alta concentração de vitamina C que é muito importante no fortalecimento do sistema imunológico em geral.
  • Possui também retinol - vitamina A - em grande quantidade, sendo excelente para tratamento de pele.
  • O Cálcio que mantém ossos e dentes fortalecidos, também é integrante desta planta que sem dúvida proporciona muitos nutrientes importantes para nossa saúde.


  • A Pereskia aculeata - Ora Pro Nobis - no Jardim

  • No Jardim, a planta Ora Por Nós com sua beleza exuberante, principalmente quando floresce.  Arbusto semilenhoso e escandente, de crescimento moderado, muito florífero, originário da América Tropical incluindo o Brasil, a planta possui ramos longos, suculentos e com espinhos. Suas folhas são elípicas, planas e carnosas, de 3-8 centímetros de comprimento. Inflorescências curtas, numerosas, com flores creme-amareladas, às vezes com o centro vermelho, dispostos sobre a folhagem e formadas na primavera e verão. 


  • Cultivada a pleno sol e conduzida como trepadeira, amparando-se a ramagem em suportes, muros, paredes ou cercas. Tolera solos de baixa fertilidade e estiagens prolongadas, porém um pouco sensível a baixas temperaturas de inverno. Suas folhas são muito utilizadas na culinária baiana e mineira. Os frutos são aredondados, amarelos e comestíveis. 


  • Com relação aos usos culinários, a planta também é conhecida por outros nomes como: groselha-de- barbados, trepadeira-limão, e mata-velha (em alusão aos poderes afrodisíacos). Os frutos são ricos em carotenoides e quando imaturos são fonte de vitamina C. Os frutos podem ser usados para sucos, geleias, mousses e licores. As sementes podem ser germinadas para produzir brotos, os quais são grandes e vigorosos. As flores jovens (sem acúleos) podem ser usadas para saladas pura ou em pratos com carnes e omeletes. Os ramos (caules) podem ser plantados na horizontal diretamente no solo para colher os brotos tenros que emergem, parecidos com aspargos. A Verdura da Ora Pro Nobis é rica em proteína vegetal (de 25% a 35% em base seca) e em vários aminoácidos essenciais. 
  • Veja a receita de Tortinha de Ora Pro Nobis no Armazém das Especiarias -> AQUI

  • A Ora Pro Nobis faz parte das PANCS - Plantas Alimentícias Não Convencionais, e sobre as PANCS você pode saber mais AQUI -> É PANC é PLANTA e está na MODA!


  • Conhecer, Amar e Preservar a Natureza que tantos benefícios nos oferece, é uma forma de Oração que coloca nossa energia num movimento sempre positivo a favor dela e de nós mesmos. Desejo que seu ORAR pela Natureza não se torne RARO!

  • Abraços!
  • Sejamos Felizes!


  • Fontes: Livros: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil - Valdeley F. Kinupp e Harri Lorenzi; Plantas Ornamentais no Brasil - Harri Lorenzi; Imagens: seleções google



  • Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Todo comentário construtivo é bem vindo.
    No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
    Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
    Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

    Obrigada pela visita!