Obras de arte em folhas de Outono

terça-feira, março 25, 2014




Já estamos no Outono que chegou dia 20/03 as 13h57 aqui no hemisfério Sul. E para saudá-lo com suas belezas trago para este post, um artista que se inspira na Natureza para desenvolver suas obras sobre folhas secas descartadas pelas árvores no Outono.

Segundo Nietzsche, "o Outono é mais uma estação da Alma do que da Natureza." Talvez o pensamento de Nietzsche se deva ao fato da transformação que se apresenta na Natureza quando as árvores se despem de suas folhas como um despojamento daquilo que não precisam mais à espera do novo que virá com a Primavera. Isso ocorre muitas vezes também na vida quando enfrentamos situações que exigem mudanças para promover em nós transformações que necessitamos. Estas transformações acontecem primeiro na alma, como no caso de Lorenzo Duran que após um longo período de reflexão quando estava desempregado, pode perceber aos 32 anos de idade o que queria fazer com o resto de sua vida. O envolvimento com a Arte é para ele um processo constante de metamorfose existencial que o está transformando num ser mais consciente.


O incrível artista espanhol autodidata, Lorenzo Duran, corta com precisão cirúrgica folhas outonais para criar sobre elas paisagens detalhadas, símbolos intrincados, e uma variedade de outras imagens. Inspirado por uma lagarta, decidiu cortar folhas secas de plantas da mesma forma como outros artistas fazem com o papel.


A ideia cativou toda a minha mente, porque parecia uma grande oportunidade de combinar duas das minhas verdadeiras paixões: Arte e Natureza.

(Lorenzo Duran)


Devido a falta de informação sobre a arte de cortar folhas secas de plantas, Lorenzo desenvolveu sua própria técnica, através de um longo processo de tentativa e erro até que encontrou uma boa maneira de realizar os cortes sem danificar a lâmina do bisturi cirúrgico que ele usa para realizar seus trabalhos. O processo delicado e minucioso do seu trabalho consiste em ir removendo o tecido da folha até que a imagem desejada comece a surgir. Seus projetos figurativos ou geométricos vêm principalmente da sua observação inata da Natureza e metamorfose pessoal que, segundo ele, têm tido nos últimos anos.








Saiba mais sobre Lorenzo e sua Arte AQUI!

Desejo que o Outono traga bons ventos com paz aos nossos corações 
e leveza para nossa Alma!
Aproveite bem os dias de Outono curtindo a Natureza. 
Observe sua beleza e seja Feliz!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)