Paisagismo Comestível

terça-feira, julho 15, 2014



Cada vez mais os Jardins comestíveis são combinados com Jardins de plantas ornamentais coexistindo em perfeita harmonia. Essa tendência, além da beleza confere generosidade ao Jardim através da gostosura de se ter à mão frutos e vegetais comestíveis.

Se você nunca considerou ter um paisagismo comestível, saiba que esta tendência vem ganhando força através dos adeptos que não param de crescer e somar experiências nas mais variadas composições entre flores, ervas, hortaliças, vegetais e árvores frutíferas entre muitas plantas ornamentais.


Mas antes de abraçar essa idéia avalie se o paisagismo comestível é a sua praia. Existem várias maneiras de saber se este tipo de paisagismo é ideal para você, veja algumas que selecionei para sua análise e inspiração:
  • Se você compara a jardinagem convencional com plantas ornamentais e não comestíveis, com a jardinagem de plantas comestíveis, saiba que quanto ao plantio, não existe nenhum tipo de diferença. Em ambos os casos você deverá cavar, plantar e regar.
  • Se você gosta de comer alimentos frescos, o paisagismo comestível é perfeito. Imaginar todos os seus frutos e legumes favoritos esperando para serem colhidos e saboreados por você, é pura "alegria de quintal".
  • Se você gosta de boa comida, sabe que o fresco é sempre melhor. E, nesse sentido, não há nada melhor do que poder escolher suas frutas e legumes, em seu melhor pico de maturação no seu próprio quintal, sem produtos químicos o que dá a garantia de saber, sem nenhuma dúvida o que entra em sua comida.


  • Se você ama a conveniência de ter acesso a alimentos em sua porta, saiba que com o paisagismo comestível, sua economia abarcará menos gastos com esses alimentos, menos tempo em filas de supermercado, menos  gastos em transportes, pois poderá decidir colher seus frutos em qualquer hora do dia.
  • Se você adora experimentar novos alimentos, saiba que existe uma grande diversidade de plantas comestíveis que nem sempre encontramos nos supermercados, mas que podemos ter acesso no nosso próprio quintal.

  • Se você gosta de cozinhar já deve saber que os melhores chefs atribuem à suas hortas grande parte do sucesso de seus pratos, e não abrem mão delas. Nesse sentido, um paisagismo comestível é tudo o que você precisa, pois com as frutas, legumes e vegetais, perfeitamente frescos e maduros na variedade exata que você mais gosta, suas habilidades culinárias vão brilhar muito mais.


Além do mais um paisagismo comestível não é apenas uma horta, mas sim uma paisagem que você pode sentir orgulho. É sobretudo, fazer do seu espaço externo não apenas bonito, mas também comestível e saboroso.


Para cultivar pequenas plantas comestíveis em casa como temperos, hortaliças, legumes e até mesmo algumas frutas, não é necessário grandes espaços nem grandes conhecimentos de jardinagem. Existem muitas formas dessa idéia ser colocada em prática tanto em residências com área de jardim, quanto em apartamentos com varandas.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Imagens: Web.

"Tudo tem sua beleza, mas nem todo mundo vê". (Confúcio)

Leia também!

1 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)