Salve! O Buraco na camada de Ozônio diminuiu

sábado, setembro 13, 2014



Uma boa notícia!



Vocês se lembram do buraco gigante na camada de Ozônio da Terra? A Boa nova é que os cientistas afirmam que ele está diminuindo um pouco, o que já é uma grande coisa, pois além de não ter aumentado, tem diminuído ao longo das últimas três décadas. Um novo relatório das Nações Unidas mostra que pela primeira vez em 35 anos, os cientistas confirmam um aumento estatisticamente significativo na quantidade de Ozônio, que nos protege do câncer de pele, bem como as plantações dos danos causado pelo sol.

O cientista da NASA Paul A. Newman, que co-preside uma avaliação do Ozônio por 300 cientistas que ocorre uma vez a cada quatro anos, diz que, entre 2000 e 2013, os níveis de Ozônio aumentaram 4% em latitudes médias Norte a cerca de 30 quilômetros de altura no bordo superior da estratosfera.


É uma vitória para a diplomacia e para a ciência e para o fato de que fomos capazes de trabalhar juntos", diz o químico Mario Molina, que ganhou o Prêmio Nobel por suas pesquisas sobre a camada de Ozônio. O relatório da ONU conclui que, embora o progresso tenha sido feito, a camada de Ozônio ainda está 6% mais fina do que na década de 1980, e vai demorar até 2050 para que a camada de Ozônio volte a ter condições saudáveis e até 2075 para que a região da Antártida, a mais danificada, se estabilizar.

"Há indicações positivas de que a camada de Ozônio esteja em vias de recuperação até o meio do século. O Protocolo de Montreal - um dos tratados ambientais mais bem sucedido do mundo - tem protegido a camada estratosférica de ozônio  e evitou o reforço da irradiação UV que atinge a superfície da Terra", disse o subsecretário-geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.


Abraços desejosos de que possamos ter cada vez mais e mais notícias como esta para celebrar diariamente o nosso Planeta. E que possamos alimentar a conscientização da importância dos seus bens naturai presenteando-o com todos os cuidados necessários à sua preservação...

Ainda temos esta opção, então não vamos desperdiçar...


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)