Noite estrelada numa estrada solar

quinta-feira, novembro 13, 2014



Imagine, você passeando de bicicleta num caminho iluminado que remete a celebre obra "Noite estrelada" de Van Gogh, tendo só a lua como testemunha.


Mas, não precisa ficar só na imaginação essa experiência já é realidade... Com ares de modernidade e repleto de poesia, o caminho "Noite Estrelada" do designer holandês Daan Roosegaarde, inspirado na obra homônima de Vincent Van Gogh, foi inaugurado oficialmente na noite de ontem em Nuenen na Holanda.


A superfície do caminho intitulado "Caminho Van Gogh-Roseegaarde" é revestida com uma tinta especial que utiliza a energia solar armazenada durante o dia para brilhar durante a noite.


Essa brilhante ciclovia faz parte do ciclo Van Gogh através da província Holandesa de Noord Brabant, onde o artista nasceu e cresceu. A seção de longos quilômetros iluminados, foi revestida com um turbilhão de padrões que fazem referência a uma das pinturas mais celebres do artista de uma cena noturna datada de 1889.


Segundo Roseegaarde, "o método de iluminação usado é mais suave para os olhos e para a natureza circundante, do que outras infra-estruturas de iluminação, além de criar uma conexão com a história cultural."


Um painel solar instalado nas proximidades é utilizado para gerar a energia que ilumina a superficie revestida, que foi desenvolvida com a infra-estrutura firme Heijmans. Leds ao longo de algumas curvas do caminho, lançam luz extra, ou seja, o caminho será parcialmente aceso no caso de um tempo nublado comprometer o carregamento de energia suficiente para carregar a superfície do caminho com seu brilho total.

"É um novo sistema total que é auto-sufuciente e prático, e incrivelmente poético." diz Roseegaarde. O projeto é a segunda manifestação da pesquisa de Roseegaarde para Rodovias Inteligentes que visa a criação de estradas que possuam energia mais eficiente e mais segura.


O Estúdio Roosegaarde, é um laboratório de design social inovador que ganhou proeminência em suas explorações na intersecção de pessoas, arte, espaço público e tecnologia; mais notavelmente, sua pesquisa com rodovias inteligentes que poderiam multar carros em movimento, e ter drives inteligente para alerta de perigos.

O Caminho se conecta a locais de patrimônio cultural relacionados a Van Gogh na Holanda e marca com sua inauguração, o início do Van Gogh internacional 2015 - 125º aniversário da morte de Vincent Van Gogh em 2015, que será amplamente comemorado com uma programação internacional.

Eu queria criar um lugar onde as pessoas possam sentir de uma maneira especial, técnica combinada com experiência, que é o que tecno-poesia significa para mim.

Daan Roosegaarde

E vamos combinar, passear sobre milhares de pedras cintilantes que criam um belo céu noturno no chão é pura poesia... Aqui também tem Jardins de Van Gogh.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: Dezeen, inhabitat, colossal.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)