Bônus de Páscoa: Macela Santa

sexta-feira, março 25, 2016


E o que tem essa flor amarela?
Qual é o segredo dela?
Que todo ano floresce na Semana Santa.
O que faz a flor da Macela, colorir a Páscoa em aquarela,
é apenas o ciclo natural da planta que durante a primavera,
semeada ao acaso, nasce em chão raso
como uma flor singela.
E o outono para ela, sua magia revela.
E a lua cheia, seu perfume levanta.
Assim a Páscoa acontece
tendo na Natureza o abono.
Sendo sempre o primeiro domingo
Da primeira lua cheia do outono.

Samuel Dutra

Essa flor singela e amarela, a Macela - Achyrocline satureioides - é nativa da flora brasileira também conhecida como Marcela-do-campo, Camomila-do-campo, Capricho-de-travesseiro, Carrapichinho-de-agulha, etc., é  um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura, suas flores são amarelas com cerca de um centímetro de diâmetro, e, na região sul, costuma florescer de forma expressiva na época da Páscoa.

Razão pela qual, no Rio Grande do Sul,  a colheita da Macela ocorre tradicionalmente na madrugada da "Sexta-feira Santa, antes do nascer do sol, devido a crença que a planta colhida neste dia e desta forma tem em suas propriedades medicinais poderes milagrosos. Reforçada pela a lenda, que reza que as propriedades curativas da Macela só fazem efeito se a planta for colhida nesta data antes do amanhecer.


As flores da Macela são colhidas para fins medicinais e holísticos e são inúmeras suas propriedades, sendo mais conhecidas as seguintes: adstringente, antiasmática, antiespasmódica, anti-inflamatória, anti-séptica, digestiva, sedativa, carminativa e tônica. Indicada para casos de azia, cálculo biliar, cólicas intestinais e disfunções gástricas. Na cosmética, estimula a circulação capilar e previne a queda e clareia os cabelos.

Segundo pesquisas, a Macela é característica da região sul do Brasil, tanto que é considerada um dos símbolos oficiais do Rio Grande do Sul, pois cresce espontaneamente em todo território gaúcho, especialmente nos campos de cima da serra e estendendo-se até o planalto catarinense. Mas também tem ocorrências de florações em setembro no em algumas regiões do Nordeste brasileiro em solos degradados e acidificados de forma menos expressiva.


Para quem não sabe, a Páscoa acontece no Hemisfério Sul (e sempre continuará sendo assim), no primeiro domingo de "Lua Cheia" do Outono, o que faz com que esta data tenha uma variante que faz com que a Páscoa ocorra sempre entre o dia 22 de março ao dia 25 de abril. E também que, como um "bônus" da Natureza, especialmente colocada na poesia de Samuel Dutra, a Macela é um presente divino que colore esta data de amarelo e com a magia da fé.

Desejo que as dádivas da Natureza e a fé possam sempre estar presentes em sua vida. 

Feliz Páscoa!
Beijo no coração!
Sejamos Felizes!


Imagens: Seleções google

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)