Kalanchöe Blossfeldiana e Calandiva

terça-feira, julho 26, 2016


Do início do inverno até o final da primavera a mimosa suculenta se enfeita com flores para nossa alegria. Você sabe que  que flor é essa? É a Kalanchöe Blossfeldiana, também conhecida como calandiva, calancoê e flor-da-fortuna é uma planta suculenta que mesmo quando não está florida, possui um grande valor ornamental, pois suas folhas permanecem bonitas  o ano todo.

Como flor-da-fortuna, como é popularmente conhecida, a Kalanchoe ou Calandiva é muito apreciada para presentear amigos e parentes, tanto pela delicadeza da planta florida que combina com diversos tipos de suportes, como pela simbologia ligada à ela através da associação com lenda e simpatias antigas relacionadas a atração de riqueza e prosperidade.



A denominação calandiva, está associada a um híbrido da Kalanchoe Blosfeldiana, cuja diferença se encontra nas flores. Enquanto na Kalanchoe (Blossfeldiana) as flores são simples, na Calandiva as flores são dobradas. Perceba, nos exemplos, a diferença:

Kalanchoe (flores simples)



Calandiva (flores dobradas)



Originária da África e Madagascar a planta foi amplamente difundida por todo o mundo. A Kalanchöe Blossfeldiana, pertence à família botânica das crassuláceas que abrange importantes gêneros de plantas suculentas com várias espécies conhecidas no paisagismo, sendo a Blossfeldiana a mais ornamental e apreciada pela sua delicada floração que ocorre do início do inverno até o final da primavera.


Plantio

A Kalanchoe Blossfeldiana é considerada uma planta rústica muito resistente e de fácil cultivo tanto em canteiros quanto em vasos.

  • Gosta de ambientes quentes e úmidos.
  • Pode ser cultivada em meia sombra, desde que receba luz solar direta pelo menos de 4 a 5 horas por dia.
  • O solo ideal para ela deve ser solto, poroso, bem drenado e rico em matéria orgânica.
  • Em vasos, misture uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal e duas partes de areia.
  • Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e o fertilizante NPK 4-14-8, todos encontrados em lojas de produtos para jardinagem.
  • As regas devem ser espaçadas, pois como toda suculenta, a Kalanchoe não gosta de muita água, regue duas vezes por semana, com cuidado para não deixar o solo encharcado.

Sua folhagem carnuda e vigorosa é muito ornamental mesmo sem as flores, e se estiver em uma área totalmente ensolarada, adquirem uma tonalidade avermelhada nas bordas que conferem à ela mais um atrativo estético bastante atraente, principalmente em canteiros formando maciços e bordaduras.

Muito comercializada em vasos, principalmente na variedade calandiva, a planta também faz muito sucesso em diversas formas de decoração. Na hora da compra, fique de olho nas folhas, escolha plantas com folhas inteiras, brilhantes e viçosas e sem manchas. Observe também a quantidade de botões fechados, pois as que tiverem mais botões, terão maior uma floração mais duradoura.

As flores muito delicadas ocorrem em diversas cores e tonalidades, sendo as mais comuns, a laranja, amarela, rosas, magenta, vermelho e branco.

A aquisição de vasos floridos permite que sejam mantidos em ambientes internos enquanto durarem as flores. Mas neste caso, é importante colocar os vasos de Kalanchoe em locais bem iluminados e arejados para ampliar sua durabilidade.

A planta também é comercializada como flor de corte vendidas em maços com hastes de até 50 centímetros, numa variedade que foi desenvolvida pela Knut Jepsen - empresa dinamarquesa de melhoramento genético -  para ser utilizada em vasos com água, sozinhas ou compondo arranjos com outras flores. Saiba + AQUI



Inspirações com Kalanchoes Blossfeldiana










"Todas as flores do futuro estão contidas nas sementes de hoje." (Provérbio Chinês)


Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)