Agapanthus, flor do amor azul e branco

quinta-feira, setembro 08, 2016


Amor puro no branco!
Amor profundo no azul!
Assim é o agapanto!
Flor do amor azul e branco!

Agapanthus é um nome de origem grega no qual "agap" significa o amor fraternal, afetivo e espiritual entre familiares e amigos, e "anthos" significa flor, traduzindo agapanthus como flor do amor. No azul, a flor do agapanthus, é associada a profundidade e estabilidade que simbolizam confiança, lealdade, sabedoria, inteligência, verdade e fé. No branco, a flor do agapanthus é associada a paz, pureza e limpeza e a cor luz, simbolizando a iluminação espiritual que restabelece o equilíbrio interior.

Agapanthus com flores azuis e brancas são as mais comuns, mas a planta também pode ser encontrada com menos facilidade na coloração azul roxeado. A espécie conta também com diversos hibridos como: "liliput", "blue giant", "loch hope" e "castle of mey", pelo mundo afora.

Independente das simbologias, esta planta é realmente linda e espetacular. Originária do sul da África, o Agapanthus com sua estética elegante e flores exóticas no branco ou azul, vai muito bem por aqui, tanto nos canteiros dos jardins, como nos mais diversos arranjos florais onde se destaca como flor de corte delicada e com alta durabilidade.

Foi o  Paisagista Roberto Burle Marx, com seu olhar botânico sob as lentes da arte,  quem introduziu a planta no Brasil na década de 50, que rapidamente se popularizou, passando a ser muito utilizada na urbanização desenhando canteiros que encantaram com o espetáculo da sua floração, principalmente nas regiões serranas do país, cujo frio ameno é muito apreciado pela planta que também se dá bem em regiões mais quentes.


Mas, não é só a flor que faz sucesso. A folhagem do agapanthus é também muito atraente e resistente fazendo com que a planta, mesmo sem a flor, permaneça bonita através da elegância da folhagem verde brilhante, com folhas longas e laminares em forma de touceiras vigorosas que preenchem lindamente os espaços de canteiros e vasos enquanto a flor não vem.

O agapanthus africanos (seu nome científico) é popularmente conhecido por aqui,  como lírio africano ou simplesmente agapanto. A planta é rústica, pouco exigente em termos de solos e se desenvolve bem tanto em áreas a pleno sol como em áreas parcialmente sombreadas. Seu florescimento é um presente da primavera logo no inicio e seguindo até o fim do verão.

Plantio


No paisagismo o agapanto faz a festa dos jardins nos maciços e bordaduras emolduradas por gramados bem cuidados. Excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos, aleem de ficar muito bem plantada em vasos, o agapanto ainda tem a vantagem de ser uma planta muito rústica, resistente à doenças e de baixa manutenção.

Para plantá-la:

  • Escolha um local a pleno sol com solo bem drenável;
  • Prepare a terra com adubo orgânico como esterco curtido, húmus de minhoca, farinha de ossos, etc., nas seguintes proporções: uma parte de terra vegetal, uma parte de adubo orgânico, uma parte de terra comum;
  • Prepare as covas com +/- 8 centímetro de profundidade e 15 centímetros de distanciamento entre as mudas.
  • Regue após o plantio para manter a terra úmida, porem sem encharcá-la por trinta dias, período necessário para a germinação.
  • Para estimular floradas intensas aplique no final de cada inverno duas colheres de sopa de NPK 04-14-08 para cada planta e regue bem.
  • Aí é só esperar a primavera e se surpreender...


Como flor de corte

A linda inflorescência em forma de buquê que se dá na extremidade de uma haste longa e vigorosa despida de folhas que pode chegar a um metro de altura, confere à flor do agapanthus uma estética singular muito apreciada em arranjos florais que, além da beleza, também tem uma boa durabilidade depois de cortada. Veja as Inspirações com agapanthus que selecionei para que você não perca a oportunidade de incluir esta linda flor nos seus ambientes.












Os Beija-flores também gostam dela...


Tem como não gostar?

Abraços,
Sejamos Felizes!

"Que nunca nos falte flor nem amor!"

Imagens: minhas seleções pinterest


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)