Escritórios mais Verdes e saudáveis com cinco tipos de plantas que embelezam e purificam o ar

terça-feira, maio 23, 2017

Você sabia que o Verde natural é capaz de amenizar a rigidez dos ambientes contribuindo para o aumento da produtividade pelo efeito tranquilizante e acolhedor que as plantas causam nas pessoas?

Nos ambientes de trabalho isso não é diferente...


Paisagismo Interior, Sil França - Empresa em São Paulo 

Muitas pesquisas técnicas realizadas nos Institutos de Racionalização da Mão de Obra e Aperfeiçoamento de Métodos de Trabalho, em países como os Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, entre outros, confirmam que, através da implantação planejada e adequação de vegetação nos locais de trabalho como entorno, áreas de produção, escritórios, etc.,revelam um aumento significativo da produtividade, além da redução expressiva do estresse e dos acidentes de trabalho.

Cada vez mais se confirma que as pessoas se sentem mais confortáveis em contato com elementos da Natureza, como a luz solar, o ar fresco natural e as plantas vivas. Estes elementos geram o desenvolvimento de um "Bem-Estar" que, nos ambientes de trabalho aumentam a produtividade, nos ambientes de estudo favorecem o aprendizado e nos ambientes hospitalares contribui para acelerar os processos de cura.

Foto: Kelly Cookson

Empresas que investem na incorporação de parcelas da Natureza em seus ambientes, ganham além dos benefícios citados acima, a valorização do seu marketing visual para os clientes e para a sociedade.

Se você trabalha em um ambiente fechado e inóspito, ou seja pouco acolhedor, experimente animar seu espaço com plantas que certamente trarão leveza, alegria e saúde. Plantas podem compor a decoração de forma descontraída e divertida. Para isto, aposte nos vasos que possam valorizar as formas texturas e cores das suas plantas estimulando sensações positivas.

Plantas de interior contribuem ainda para melhorar a qualidade do ar, aumentar a umidade do ar e remover compostos orgânicos voláteis (VOCs) muito comuns em ambientes como escritórios confinados, principalmente aqueles que contam com tapetes, excesso de mobiliários e pessoas.

Diversos estudos realizados incluindo principalmente a NASA, comprovam que as plantas são capazes de metabolizar com muita eficiência, de 30 a 90% de certos poluentes presentes em ambientes internos. Mas como não existe uma planta específica capaz de atuar sobre todos os tipos de poluentes, o ideal é criar um conjunto delas para a obtenção de uma melhor filtragem do ar. Portanto vale o conselho:  QUANTO MAIS PLANTAS, EM NOSSOS AMBIENTES, MELHOR! 


Conheça cinco dicas de plantas de interior resistentes que podem prosperar em condições de luz natural fraca, iluminação fria e ar condicionado muito comuns em locais enclausurados.





  • Clorofito- (Chlorophytum comosum), também conhecida como planta-aranha ou gravatinha, é uma planta muito usada como uma das forrações mais usadas pelo paisagismo em jardins brasileiros. Isso se deve ao seu grande valor decorativo, resistência e versatilidade da planta que faz bonito também em vasos. Possui raízes tuberosas que armazenam água e reservas de nutrientes. Suas folhas são finas, compridas e bicolores, podendo ser verde-claro com bordas brancas ou verde-claro com bordas verde-escuro e atingem de 15 a 20 centímetrosT de altura. A planta tem um charme especial em vasos altos ou pendentes, pois dela crescem caules longos com pequenos tufos de folhas nas pontas que podem ser quebradas para serem plantadas em outros vasos.



  • Jibóia- (Epipremnum aureum), também conhecida como Pothos aurea e popularmente como jibóia ou hera-do-diabo, é uma planta muito vigorosa, resistente e vistosa que se adapta muito bem em ambientes internos. É uma planta trepadora que pode ser conduzida em diversos suportes ou simplesmente utilizada como escandente. em ambientes internos seus ramos podem atingir até 2 metros de comprimento. Tem alta resistência a falta de luz e ventilação, prosperando mesmo em condições desfavoráveis durante bastante tempo, devendo ser trocada de ambiente para recuperação em casos das folhas apresentarem necroses ou manchas. Muito fácil de cuidar, a jibóia tem o bonus adicional de ser uma das plantas de interior mais eficazes na purificação do ar.





  • Lírio da Paz- (Spathiphyllum wallisii) conhecido popularmente como lírio-da-paz ou bandeira-branca, esta planta possui porte elegante e delicado com suas folhas verdes num tom escuro e suas flores brancas que florescem duas vezes ao ano. Sua alta adaptabilidade e resistência possibilita um bom desenvolvimento em ambientes internos onde funciona como uma espécie de purificador biológico, contribuindo para a eliminação de componentes tóxicos do ar. O lírio-da-paz é uma das plantas mais utilizadas na decoração de escritórios e diversos ambientes internos em todo o mundo.
  • Espada-de-São Jorge- (Sansevieria trifasciata), Conhecida popularmente como espada-de-São Jorge, língua-de-sogra, rabo-de-lagarto, etc., é uma planta que possui extrema resistência e baixíssima manutenção prosperando bem em ambientes internos. Suas folhas são vigorosas e muito ornamentais e se apresentam comumente na cor verde acizentado com manchas que lembram estriadas na com verde mais escuro ou amarelo. Existem versões menores da espécie, conhecidas como espadinhas minis (sansevieria trifasciata hahnii) que são ideais para formar conjuntos graciosos em vasos pequenos. Esta planta também contribui para purificar o ar de ambientes internos, sendo muito apreciada para fins decorativos nos mais diversos ambientes.




  • Suculentas- Estas plantas são as queridinhas no universo da jardinagem, pois além de serem lindas,precisam de poucos cuidados. Com a capacidade de armazenar água, tanto nas raízes, quanto nos caules e folhas, elas desenvolvem-se bem em solos pobres e são muito resistentes. a diversidade de formas, cores, texturas e tamanhos das suculentas por si só incitam a criatividade com inúmeras possibilidades de criações e arranjos nos mais variados recipientes. 
  • Veja, AQUI - ideias de suculentas em vasos para decorar seus ambientes.
  • Saiba mais sobre plantas que purificam o ar em ambientes internos - AQUI
  • Conheça a linha Florir Vasos para embelezar com arte exclusiva e delicada seus ambientes. AQUI

As plantas nas antigas civilizações eram veneradas pela sua grandiosa capacidade de doação através da sombra, flores, aromas, sabores, remédios, frutos,sementes, folhas cascas,raízes, que fizeram delas um símbolo real de generosidade. Por sermos abençoados em tê-las, devemos não só usufruir dos seus benefícios, mas também honrá-las com o nosso cuidado.

Veja as inspirações que selecionei para você pintar de "Verde Natural" seu cantinho de trabalho e ser mais feliz!

 





"A Natureza em si é uma prece. Basta enxergar, escutar e sentir..."


Abraços,
Sejamos Felizes!

Imagens: coleção particular, seleções pinterest


Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)