Jardim das Artes - Monet

domingo, março 17, 2013


Através da Arte e suas manifestações muitos artistas retrataram jardins de diversas maneiras. Dentre eles com certeza Monet se destacou pela beleza poética repleta de luz que emociona muitos admiradores da sua arte.

Ninféias, Paisagem d'água, as nuvens - coleção Particular (Imagem Internet)

A Lagoa das Ninféias, de Claude Monet, em 1899

"A Lagoa das Ninféias" pertence a uma série de pinturas de Claude Monet em que o motivo central foi a paixão do pintor por jardins. Movido por esta paixão, Monet conseguiu autorização legal para desviar um trecho do rio Ru, que passava próximo à sua propriedade em Giverny, para formar um lago onde passou a criar flores e plantas aquáticas, e onde providenciou a construção de uma charmosa ponte estilo japonesa que acabou por inspirar uma obra de mesmo nome.

Ninféias, National Museum of Western Art - Tóquio (Imagem Internet)
A Ponte Japonesa, lago de ninféias, Princeton University Art Museum,
Princeton, New Jersey (Imagem Internet)
“Talvez eu deva às flores o fato de ter me tornado pintor”. Afirmava e ao se referir sobre as paisagens com ninféias que lhe inspiraram muitas obras. Monet, ainda escreveu: “ Estas paisagens refletidas tornaram-se para mim uma obrigação que ultrapassa as minhas forças, que são de um velhote. Mas, mesmo assim, quero chegar ao ponto de reproduzir aquilo que sinto... e espero que estes esforços sejam coroados de êxito”. E foram!

Claude Monet viveu até os 86 anos e está enterrado no jardim de sua casa em Giverny.
 Michel Monet, filho do pintor, legou em 1966 (ano de sua morte) à Academia de Belas Artes francesa a propriedade de Giverny, onde seu pai viveu por 43 anos. Em mau estado de conservação e com os jardins abandonados, a restauração do local só começaria 11 anos depois. Hoje é um lugar bastante visitado por turistas de todo o mundo, e tanto os belos jardins quanto o lago e a casa voltaram a seu aspecto original, com muitas flores, pássaros e toda a atmosfera conhecida através dos quadros do artista.

O Masp em São Paulo possui em seu acervo duas obras de Monet: A canoa sobre o Epte e A Ponte Japonesa sobre a lagoa de ninféias em Giverny, mas se puder ir `a França não deixe de visitar "A Casa de Monet em Giverny".

Vista Parcial da fachada da Casa de Monet em Giverny (Imagem da internet)

À Bientôt.

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)