Jardim na Janela

domingo, março 01, 2015

Estou sempre incentivando a aproximação da Natureza através dos Jardins que podem ser construídos de muitas formas e diversos tamanhos. Vale a experiência, pois além de conferir beleza e vida a qualquer ambiente, um jardim sempre estimula paz e inspiração.


Conceitualmente um Jardim é um espaço planejado, normalmente ao ar livre, para exibição, cultivação e apreciação de espécies vegetais como árvores, plantas, flores, etc. Nesse sentido, um Jardim pode ter vários tipos de usos estéticos e funcionais como: Cultivação de plantas, observação da Natureza, relaxamento pessoal, contemplação e decoração de interiores, só para citar alguns, a fim de confirmar que podemos criar um Jardim em qualquer espaço.

Já vimos isso no post O verde pode caber em qualquer cantinho, e pode mesmo. Este post é para inspirar a criação de pequenos jardins compostos por vasos e floreiras em janelas que recebam insolação - luz solar - por pelo menos 4 hora diárias em casas e apartamentos pequenos mais comuns às grandes metrópoles, que não possuem varanda, terraço ou área de jardim.


Como sabemos, nos grandes centros urbanos a maioria das pessoas vive confinada em espaços pequenos e, no seu dia a dia, dificilmente têm contato com a Natureza para aliviar todo o estresse acumulado pela agitação, aglomeração de pessoas, poluição, trânsito, etc.. Nesse sentido, a proposta de um Jardim na Janela traz uma possibilidade de agregar uma pequena parcela da Natureza no seu ambiente.

Isso faz uma enorme diferença com muitos benefícios como ter um ar mais puro, beleza estética num canto de contemplação, prazer na convivência e no cuidado com as plantas, cor, perfume, saúde e bem estar. Se você se enquadra nesta condição e tem vontade de ter plantas no seu ambiente, então é só arregaçar as mangas e mãos à obra.

Mesmo dispondo de uma pequena janela, com um pouco de criatividade (dosada com bom-senso) é possível desenvolver seu projeto de "Jardim na Janela", veja os exemplos que selecionei para sua inspiração...

Equipando a Janela com um Jardim do lado de dentro...

A maioria das janelas possuem peitoris estreitos, uma solução para obter espaço para arranjos com plantas na janela é estender o peitoril com uma placa de madeira que pode ser pintada da mesma cor dos caixilhos,  ou ainda uma placa de pedra ou vidro presa no mesmo nível do peitoril como uma extensão.


Uma outra solução está no uso de uma peça de mobiliário que também tenha a mesma altura do peitoril da janela para funcionar como uma extensão da mesma, possibilitando assim a acomodação da composição com plantas que darão vida ao seu "Jardim na Janela".


Ou ainda uma estante bem vazada para não interferir com bloqueios na luminosidade, e leve para que possa ser colocada junto à janela e deslocada facilmente em ocasiões de limpeza, também é uma solução bem simpática para criar um cenário de "Jardim na Janela".


Arranjos suspensos, pendurados de maneira simples, mas criativa formando conjuntos estudados com cuidado para obter um resultado estético equilibrado e agradável, também é uma solução para se criar um "Jardim na Janela" que certamente vai fazer toda a diferença no seu ambiente.


Prateleiras de vidro fixadas junto a janela também são interessantes pois produzem uma solução elegante, uma vez que a translucides do vidro, confere leveza, pois não interfere com bloqueios na luminosidade da janela.  Três prateleiras de vidro 8mm de espessura com no mínimo 15cm de profundidade , são geralmente adequadas para uma janela média. Alinhe as prateleiras entre o vão da janela a partir da base do peitoril.


Mudando com as estações do ano

Um aspecto muito agradável de um jardim está no fato dele se redesenhar naturalmente de acordo com as estações do ano. A Natureza não é estática, as plantas crescem, florescem, perdem as flores, as folhas, enfim se movimenta como a vida. Como esse movimento é constante, seu cenário de "Jardim na Janela", se modificará naturalmente, ou seja, jamais será monótono.



Além de embelezar e personalizar o ambiente as plantas dentro de casa promovem muitos benefícios, saiba + AQUI . Experimente projetar e criar "Seu Jardim" no espaço que você dispor, para conferir o quanto seu ambiente vai se transformar e o quanto você vai colher em Bem Estar. Ah, e não esqueça de comentar aqui para me contar como foi, ok?!

O Jardim é uma Natureza organizada pelo homem e para o homem.

Roberto Burle Marx

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Fontes: garden design, seleções pinterest.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)