Árvores afetadas por raios cósmicos

sábado, junho 06, 2015


A Árvore está ligada a varias simbologias relativas a diferentes culturas, sendo mais conhecida, como símbolo da vida em virtude da representação da perpétua evolução que sempre num sentido vertical cresce em direção ao céu.


Com raízes em baixo da terra e galhos ao ar, as árvores são consideradas pontes entre o mundo inferior, a terra e o céu. Para alguns povos, a humanidade nasceu no mundo inferior e emergiu da copa de uma árvore. A árvore conecta os quatro elementos, se alimenta da terra e do ar, possui água em seu interior (seiva) e abastece o fogo.

A árvore representa também o caráter cíclico da evolução cósmica: vida, morte e regeneração. Neste sentido, a árvore abrange três níveis do cosmo, as raízes atingem o universo subterrâneo e as profundezas, o tronco está na superfície da terra e os galhos e as folhas alcançam o ponto mais alto, atraídos pela luz do céu.


Quando vejo o trabalho da fotógrafa Beth Moon, na sua série de fotos com paisagens espetaculares de árvores antigas iluminadas por constelações, penso que talvez toda a simbologia carregada de forças sagradas sobre as árvores, tenha sido o mote para sua inspiração.

Beth, passou 14 anos perseguindo algumas das árvores mais antigas do mundo nos Estados Unidos, Europa, Ásia e África, para fotografá-las sob a luz das estrelas que ela intitulou de "Diamond Nights" (Noites de Diamantes em tradução livre). Utilizando a técnica de exposição de 30 segundos, Beth capturou em cada foto, as estrelas e as árvores compondo cenários com uma atmosfera mágica quase surreal.

Nosso relacionamento com a vida selvagem sempre teve um papel importante no meu trabalho. Essa série foi inspirada por dois estudos científicos que conectam o crescimento da árvore com ciclos de desenvolvimento de astros celestes.

Beth Moon

Os estudos científicos que nortearam a série de fotografias de Beth Moon, indicam uma conexão existente entre o universo e o planeta que influencia o desenvolvimento da Natureza que, neste caso, refere-se as árvores. O primeiro estudo concluiu que a radiação cósmica influência mais no crescimento das árvores, do que a temperatura ou as chuvas.

Já o segundo estudo, descobriu que os brotos das árvores tem sua forma e seu tamanho modificados de acordo com os ciclos diretamente correlacionados com a lua e os planetas.


Veja as fotos:











Em suas imagens impressionantes, Beth Moon captura o mistério das árvores mais antigas que ainda restam no mundo. Essas veneráveis sentinelas florestais, estão entre os mais antigos seres vivos do planeta e é imprescindível que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a sua sobrevivência. Os retratos de Beth, certamente irão inspirar muitos a ajudarem aqueles que trabalham para salvar estas árvores magníficas.

Saiba mais sobre a artista Beth Moon e seu trabalho AQUI

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)