Cacto em Flor de Maio colorindo o outono

quarta-feira, junho 15, 2016

Se você ainda não conhece, já deve ter visto ou ouvido falar na Flor-de-maio. Talvez o que não saiba é que esta flor é proveniente de um tipo de cacto que é todo nosso: originário da Mata Atlântica do sudeste do Brasil, onde cresce em troncos de árvores e rochas.


Embora, originária de regiões em nossas florestas tropicais, a planta já possui diversos híbridos resultantes do cruzamento com outros cactos do mesmo gênero. São comercializadas em vasos e jardineiras e florescem num período relativamente curto, porém a intensidade exuberante de sua floração deixam o outono mais colorido.

As flores se apresentam em vários tons de rosa, e também na cor laranja, amarelo pálido, branca e vermelha.

Seu nome científico é Shlumbergera truncada (e híbridos). A planta também é conhecida popularmente como: flor-de-maio, flor-de-seda, flor-do-outono, rainha-da-noite e margarida-se-árvore.


Curiosidade e Cuidados que a flor-de-maio precisa:


  • A flor-de-maio não suporta temperaturas muito baixas, nem muito altas, mas crescem relativamente em climas amenos com temperaturas a partir de 12º. Daí seu nome flor-do-outono.
  • Quanto a iluminação, o ideal para ela é sombra parcial com boa luminosidade. embora tolere luz solar direta, pode ter seu desenvolvimento prejudicado quando exposta por mais de 4 horas ao sol forte sob altas temperaturas.
  • A época de sua floração espetacular, ocorre sempre no outono e início do inverno. Sua floração costuma ser induzida por noites longas e temperaturas entre 10º e 20º graus.
  • Quando estiver florida mantenha suas flores a meia sombra e regue uma vez por semana.
  • O substrato recomendado para a flor-de-maio é o mesmo das orquídeas: terra vegetal com casca de pinos ou jacarandá. 

  • O adubo orgânico, também é o mesmo das epífitas, assim como o substrato, ambos são encontrados em casa especializadas em plantas, gardens e floriculturas.
  • Seu crescimento é semelhante ao de algumas orquídeas, e do mesmo modo, podem ser fixadas em troncos de árvores, onde essas plantas se desenvolvem bem.
  • Antes do outono - período de pré floração - recomenda-se o uso do adubo NPK 8-8-8- para fortalecer a floração e impedir que a planta perca suas folhas e enfraqueça após florir.
  • No período de floração aumente a frequência das regas com o cuidado de manter o substrato úmido sem encharcar o solo.
  • Embora seu ciclo seja perene, quando plantada em vasos, recomenda-se o replantio a cada três anos para renovação do substrato e fortalecimento da planta.

Simbolicamente, a flor-de-maio representa o amor sublime e ao florir, desperta os sentimentos mais belos. Basta ter uma para entender...

Veja a minha, tenho ela a mais de três anos, florindo e colorindo os dias frios do outono/inverno e alegrando meu coração.



Para os dias sem cor: tenha um vaso com flor!

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)