Jardins de Van Gogh

sexta-feira, abril 19, 2013

É muito comum ouvirmos com relação as pessoas que parecem se destacar por intermédio de uma sorte súbita, que as mesmas estavam na hora certa e lugar certo para que isso tenha acontecido. Em muitos casos isto se aplica, em outros, a sorte é decorrente de uma construção. Destino ou não, no caso de Vincent Van Gogh, decididamente, ele estava na hora e lugar errados. Conhecendo sua obra é difícil imaginar que seu talento não tenha tido o merecido reconhecimento no tempo de sua existência. Van Gogh teve uma vida marcada por frustrações, fracassos e tentativas repletas de angústias.

Da série Girassóis: Four Cut Sunflowers - Kroller Muller Museum. "Não vamos esquecer que as emoções são os grandes capitães de nossas vidas, nós obedecemo-lhes sem que nos apercebamos" Van Gogh.

Talvez seu maior exemplo tenha sido sua extraordinária determinação para aprender, perseverando contra todos os infortúnios que passou como a fome e a doença decorrentes da extrema pobreza. Continuou a pintar mesmo sendo ridicularizado por seus professores, desprezado por seus conterrâneos e sem vender obra alguma com exceção de uma única, "O vinhedo vermelho" por uma quantia irrisória, e quanto a isto costumava dizer que:

Não posso evitar o fato de que meus quadros não sejam vendáveis. Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço da tinta.

O vinhedo vermelho - Museu Pushkin. "Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas" Van Gogh.

Ao longo de sua vida escreveu mais de 750 cartas ao irmão Theodoro com quem tinha forte ligação e nutria grande afeto e dependência. Todas estas correspondências foram reunidas em um livro intitulado "Cartas para Theo" que conta, no Brasil com uma edição de bolso editada pela L&PM.  De Theo obteve apoio e ajuda financeira para sobreviver e continuar pintando. O artista produziu mais de mil obras durante os dez curtos anos que se dedicou a pintura. Assinava suas obras apenas como Vincent, e, com seu singular talento, imprimia nelas sentido e emoção através de traços curtos e curvilíneos em repetições ritmadas passando a sensação de densidade e ruptura que, segundo os estudiosos de sua arte, indicam os obstáculos físicos e psicológicos sofridos pelo artista cuja marca pessoal é dramática e emocional.

Irises - J Paul Museum - Los Angeles - Califórnia. "Não extinga sua inspiração e sua imaginação; não se torne o escravo de seu modelo". Van Gogh.

Não é difícil se emocionar com suas pinturas, seja retratando a Natureza ou as pessoas, Van Gogh pintava dotado de fantástica vitalidade espiritual percebida no modo como expressava paixões e sentimentos que, por meio de um código único de cores, linhas e composições, mostrava como o artista via entendia e sentia o mundo que o rodeava. Pode-se observar em sua obra, uma incrível capacidade de transformar a Natureza através de pinceladas expressivas e carregadas de energia em sensações que tocam a alma.

Com relação aos retratos, também dotados de expressão singular e profunda, Van Gogh dizia:

Quero pintar o retrato das pessoas como as sinto e não como as vejo. Prefiro pintar os homens, mais que as catedrais, pois nos olhos há algo que nas catedrais não há, mesmo que elas sejam majestosas e se imponham, a alma de um homem é mais interessante a meus olhos.

The Mulberry Tree - The Norton Simon Museum of Art - Pasadena, Califórnia. "O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência..." Van Gogh.

Selecionei para este post algumas obras, assim como, algumas frases do artista que mais me tocam, finalizando com um vídeo que contém uma seleção de algumas das suas obras que ficaram mais famosas aliadas à linda canção "Starry starry nigth" feita por Don Mclean, após ler um livro sobre a vida de Van Gogh que o inspirou na realização deste maravilho e comovente tributo.

Não deixe de assistir. Ainda com relação a obra título da canção "Starry Night" - Noite estrelada (obra que faz parte do período mais frágil da vida de Van Gogh) - acrescento que foi a obra de arte mais vista online no "Art project", publicado no Dia Mundial da Arte pelo Google. Merecidamente!

Starry Nigth - Museum of Modern Art - Nova York - EUA. "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar..." Van Gogh.

Se gostou e quiser conhecer mais sobre a obra de Van Gogh, dois sites bacanas que eu indico são: www.vggallery.com e https://www.artsy.net/artist/vincent-van-gogh

Abraços,

Enjoy!


Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)