Paisagismo Sustentável
quarta-feira, abril 17, 2013
Cada geração desenha seu perfil e seu entorno; cada geração inventa sua identidade e sua circunstância; cada geração escava seu rosto e sua paisagem. Somos tão responsáveis pelo olhar que contempla como pelo panorama contemplado.
Luis Fernández-Galiano
A expressão Desenvolvimento Sustentável surgiu através do Relatório Brundtland, também conhecido como Relatório "Nosso Futuro Comum", decorrente da Assembléia Geral da ONU que, em 1983 criou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - CMMAD, presidida pela primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland que desenvolveu a definição do conceito de Sustentabilidade, tendo daí seu nome no documento que foi publicado em 1987. Em sua definição, o desenvolvimento sustentável é "aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de gerações futuras atenderem suas próprias necessidades".
De lá para cá o conceito de Sustentabilidade alcançou o reconhecimento internacional e muito se tem discutido para o estabelecimento de acordos que desenvolvam ações que possibilitem a proteção ambiental global no âmbito dos três pilares econômico, ambiental e social (último encontro com chefes de estados mundiais aconteceu no Brasil na Rio+20). Ainda hoje vinte e seis anos depois do Relatório Brundtland, muito se discute, mas, efetivamente pouco se tem feito, e, enquanto o mundo não conclui que deve haver um sistema global de regras de desenvolvimento sustentável que se aplique a todos os países que estabeleça metas de desenvolvimento sustentável, precisamos ao menos concordar que elas precisam ser desenvolvidas.
E, neste sentido, enquanto no macro nível mundial as coisas andam devagar, devemos manter a consciência de que, cada um no nosso micro universo pessoal, podemos fazer a nossa parte pois, embora o Relatório Brundtland refira-se a sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, ou simplesmente a si mesmo não pode nem deve ignorá-lo.
Sustentabilidade
Trabalhar em prol da sustentabilidade implica trabalhar com prudência e consciência ecológica, possibilitar inclusão social e propiciar desenvolvimento econômico sustentável. Um projeto de Paisagismo pautado pela busca da sustentabilidade, não precisa deixar de comprovar em seu resultado que sofisticação, arte e lazer não são apenas compatíveis, mas, podem fazer parte de um projeto como elementos que também valorizam o desenvolvimento sustentável.
Todo projeto de paisagismo pautado nos princípios de sustentabilidade deve:
- Utilizar essencialmente espécies nativas, reduzindo assim impactos sobre a paisagem natural da região onde for aplicado e sem prejudicar os ecossistemas naturais com a introdução de espécies exóticas incompatíveis com a região.
- Se preocupar em utilizar fontes de energias renováveis como a solar fotovoltaica (geração de energia elétrica a partir de luz solar).
- Propiciar a diminuição dos recursos hídricos através do uso racional da água implantando sistemas de coleta e filtragem para seu reaproveitamento na irrigação.
- Utilizar elementos desenvolvidos através da reciclagem de materiais como pisos permeáveis, optar pelo uso de madeira certificada e materiais renováveis de baixo impacto ambiental.
- Orientar na criação de compostagem de resíduos orgânicos para a reutilização como adubo para o jardim, horta e pomar minimizando o uso de fertilizantes e adubos químicos.
- Orientar ações que todos com um pouco de interesse e sensibilidade podem contribuir para o aproveitamento do que a natureza tem de melhor sem agredí-la prejudicando com isto o meio ambiente.
Abraços,
Sejamos felizes!
0 comments
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!