Gardens By The Bay - Jardins para o Futuro

quarta-feira, junho 26, 2013

Peculiar, especial, espetacular, inusitado, fantástico, exuberante, magnífico, incrível, inédito... São alguns dos adjetivos que melhor traduzem o impacto que o Gardens By The Bay provoca nos seus visitantes. Localizado em uma grande área entre o mar e a parte posterior do complexo Marina Bay Sands em Cingapura, o parque desde sua inauguração tornou-se atração imprescindível tanto para os amantes da Natureza quanto para aqueles que não tem muito apreço por ela, mas ficam maravilhados com o que vêem por lá.


Inaugurado em 28 de junho de 2012 o Gardens By The Bay em Cingapura está fazendo seu primeiro aniversário e, é na atualidade, o jardim Botânico mais moderno e exuberante do mundo, cuja principal característica  se deve ao fato de quase todos os aspectos da sua construção serem voltados em prol da sustentabilidade e uso eficiente dos recursos naturais como energia e água.


O Parque possui sete instalações com jardins temáticos e estufas gigantescas repletas de espécies vegetais provenientes de vários continentes, que vão de minúsculas suculentas aos enormes e exóticos Baobás, de plantas aquáticas às desérticas em instalações que contribuem para que o visitante viaje ao redor do mundo através das diferentes espécies de plantas nativas existentes em todos os cantos do planeta.


As estruturas arquitetônicas do parque são impressionantes e em sua maioria alusivas a formas encontradas em elementos da natureza como flores, conchas, árvores,  combinadas com uma ampla variedade de telas de horticultura, luz diária e programas de som, lagos, florestas, espaços para eventos, etc., numa rica fusão entre tecnologia, natureza e gestão ambiental. O projeto das estufas tem toda uma estrutura ambiental inteligente, permitindo que as plantas ameaçadas de extinção, ou que normalmente não poderiam se desenvolver em Cingapura, possam florescer e se manter como se estivessem em seu hábitat natural.


Mas, possivelmente a atração principal, fique por conta das onze super árvores metálicas que despertam a atenção e curiosidade dos visitantes. Além da grandiosidade de suas estruturas que medem de 25 a 50 metros de altura, essas árvores abrigam uma série de plantas e flores exóticas (algo em torno de 170.000 plantas com mais de 200 espécies e variedades tropicais entre bromélias, orquídeas, samambaias e trepadeiras floridas) e  ainda possuem um inovador sistema de captação da luz solar através de células fotovoltaicas que, durante o dia, geram energia suficiente para iluminar totalmente suas estruturas durante a noite, oferecendo ao visitante um espetáculo a parte repleto de luzes e cores singulares.


Estas árvores gigantes também denominadas "BigTrees" ou "SuperTrees", estão ligadas por uma série de pontes formando uma passarela aérea suspensa entre as estruturas das árvores oferecendo aos visitantes uma perspectiva única sobre os jardins através de uma vista espetacular.
O Parque tem ainda um programa educativo que mescla inovação tecnológica com a Natureza para mostrar às novas gerações a importância da relação das espécies vegetais como patrimônio da humanidade nas mais diversas culturas e tradições.


O projeto do Gardens By The Bay foi escolhido através de uma competição internacional de design, organizada pela NPARKS que atraiu mais de 70 diferentes projetos de mais de 170 escritórios de arquitetura e design oriundos de mais de 25 países, sendo conquistado por parte de uma equipe  liderada por Arquitetos e Paisagistas da Grant Associates.

O projeto que levou 4 décadas para ser executado, segundo Andrew Grant, diretor da Grant Associates, teve como principais objetivos norteadores, a intenção de criar os mais incríveis jardins tropicais do mundo, incorporando design ambiental de ponta com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Tiveram que levar em consideração os desafios tanto do clima de Cingapura quanto o desafio de trabalhar em uma área recuperada a beira mar, bem como também a captura da relação das pessoas com a Natureza usando para isso tecnologias inovadoras para criar experiências ricas nos âmbitos educacionais, culturais e de laser para os moradores locais de Cingapura e os visitantes de todas as partes do mundo. O sucesso do empreendimento confirma que não só conseguiram como também superaram seus objetivos.


Saiba mais aqui

Abraços desejosos de que você observe sempre coisas boas e seja Feliz!


Imagens: web/google

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)