Paisagismo de Dentro pra Fora e de Fora pra Dentro

quarta-feira, julho 17, 2013


Um jardim é pura inspiração onde a Natureza está constantemente misturando-se com a Arte, sustentabilidade, design, estilo de vida saudável e natural, terapia, reciclagem e tudo o mais que esteja interligado a atitudes que promovem beleza e bem estar.

Tendências que promovem a sinergia entre a Natureza e os espaços de estar que coexistem de dentro para fora e de fora para dentro harmoniosamente, tem se destacado no cenário do paisagismo contemporâneo. E isso é facilmente observado nas mostras atuais de paisagismo e decoração, nas quais observamos que a maior parte dos jardins são multifuncionais, ou seja, deixam de ser apenas espaços de contemplação, para tornarem-se lugares vivos como espaços de convívio social, integrando a casa e estimulando o envolvimento da família tanto no seu uso como também na sua manutenção.


De dentro para fora...


Tenda do Café - Projeto de Renata Tilli para Casa Cor SP/2013
Tenda do Café - Projeto de Renata Tilli para Casa Cor SP/2013

As aberturas promovidas pela Arquitetura contribuem para trazer  a paisagem externa para o interior da edificação, paisagens estas concebidas pelo paisagismo que cria nas áreas externas inúmeros cenários para diversos usos nos jardins contemporâneos que têm se transformado em verdadeiros ambientes de estar ao ar livre, dotados de funcionalidade conforto e beleza.

Edificio Verde "Felicita Prince" - Pernambuco Construtora - Praia Boa Viagem

Casa na Bretanha Francesa construida por Yves Riaux

Uma tendência que valoriza também a interação das pessoas com seus jardins é o jardim de ervas que naturalmente propõe o incentivo ao plantio, a colheita e ao consumo de alimentos orgânicos pela familia. Além da variação de cores que pode ser obtida através das escolha das ervas que podem ser manjericão roxo, cebolinha, salsinha, alecrim, pimentas ornamentais, hortelã, manjerona, etc, e ainda de flores comestíveis como: amor perfeito, calêndula, borrago, rosa, gerânio, etc. que contribuem para deixar o jardim mais festivo além de saboroso. No projeto de Marcelo Bellotto para a Casa Cor SP/2013, a proposta é a utilização de estruturas com mobilidade espacial, ou seja de fácil relocação para conferir ao ambiente praticidade além da funcionalidade.  Na floreira vertical foram plantadas ervas compondo uma pequena horta caseira, estrutura que pode ser utilizada em pequenos espaços como varandas de apartamentos.

Jardim Itinerante de Marcelo Bellotto para Casa Cor SP/ 2013

Jardim das Casas - Roberto Riscala - Casa Cor SP/2013


De Fora para Dentro...


Trazer os jardins para dentro dos ambientes tem sido uma tendência cada vez mais desenvolvida nos grandes centros. Jardins como qualidade de vida, também são procurados no mundo do trabalho para compor com ambientes internos de grandes empresas que, preocupadas com o bem estar dos seus funcionários,  sabem o quanto o paisagismo ao agregar o verde  integrando funcionalidade aos diversos ambientes, pode contribuir trazendo conforto e harmonia, e com isto melhorando o desempenho de todos.
Detalhe com floreira interna à sala de reuniões - empresa Trama SP
Projeto Sil França
Lounge empresa Trama SP
Projeto incorporando Jardins de dentro para fora e de fora para dentro
Sil França

Jardins localizados em ambientes internos composto com plantas em vasos, cachepots, e decorado com elementos relativos à áreas externas como bancos, luminárias, pequenas fontes, etc, aproximando a natureza para o interior da edificação, são sempre uma boa opção para os mais diversos ambientes, inclusive para casas que não dispõe de quintal ou até mesmo varandas dos apartamentos existentes nos grandes centros. Para os amantes de plantas, jardins e ambientes naturais, estes jardins internos podem ser criados em pequenos espaços como pequenos cantos áreas em baixo de escadas, pequenos pátios e varandas que contenham iluminação natural e boa ventilação.

Se você aprecia Arte, Jardins, Design e Decoração, ainda dá tempo para conferir "in loco" a mostra Casa Cor SP que vai até o dia 21 de julho no Jockei Clube em São Paulo - Saiba mais Aqui.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria do post?Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)