Hospitais que investem em "Jardins de Cura"

quinta-feira, novembro 07, 2013





Parece milagre, mas as sementes de cura começaram a florescer nos mesmos jardins onde parecia que nenhuma outra flor brotaria. A alma é sábia: enquanto achamos que só existe dor, ela trabalha, em silêncio, para tecer o momento novo... E ele chega. (Ana Jácomo)

Escolhi esta belíssima frase de Ana Jácomo para iniciar este post, o terceiro no qual abordo o assunto  Jardins de Cura, pois ela reflete bem a questão do "milagre" que sabiamente nossa alma dispara quando menos esperamos... mas, embora sábia, a alma também necessita de incentivos para tecer encantos pelos quais a vida vale a pena, principalmente quando somos fragilizados por doenças que consomem nossa vitalidade. E quando falamos em saúde, um incentivo que a alma gosta é a Natureza com seus benefícios para o nosso bem estar. Pois é, volto a falar mais uma vez sobre a importância do contato com a Natureza através dos Jardins de Cura nos hospitais que reconhecem e investem na contribuição das áreas de jardins nos processos de cura de seus pacientes.
Desde a Antigüidade, as sociedades cultivam Jardins Não só com fins contemplativos, mas também com o intuito de estimular e manter a boa saúde, e para o tratamento de um número diversificado de doenças e enfermidades. Os benefícios do ar fresco, flores aromáticas e cenas da Natureza são numerosos. Mas com o avanço da medicina moderna e das novas tecnologias tomando as frentes nos tratamentos dos pacientes em hospitais, a importância dos jardins e espaços ao ar livre como parte do processo de cura médica começou a ser ignorado.
Até o final do séc.XX, os benefícios de cura dos Jardins e paisagens foram mais uma vez sendo reconhecida com estudos científicos que apóiam o aumento da velocidade e facilidade com que um paciente se recupera quando tem acesso a um Jardim ou outro ambiente natural. Desde que estes estudos e pesquisas confirmaram tais benefícios, muitos dos  hospitais em torno dos Estados Unidos, passaram a focar os projetos de concepção e renovação no desenvolvimento de um paisagismo que auxilie os processos de cura através do bem estar dos seus pacientes.

Selecionei alguns exemplos de hospitais que investiram nas habilidades e belezas dos Jardins para contribuírem nos processos de cura de seus pacientes obtendo resultados altamente satisfatórios:

Memorial Regional Medical Center, em Mechanicsville, Virginea.


O Jardim de Cura deste hospital é bem representativo quanto a idéia de usar recursos da Natureza para o tratamento dos pacientes fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Localizado no pátio central, os visitantes, pacientes e funcionários têm um convite para relaxar nos bancos de pedra e apreciar as diversas flores e plantas que cercam a fonte central do Jardim. Além das flores, este Jardim também funciona como fonte de alimentos saudáveis e orgânicos para o uso do hospital.

Mount Zião Cancer Center, em San Francisco, Califórnia.

Este Jardim foi projetado para levantar o ânimo de pacientes com câncer e construir um senso de comunidade no processo de cura. Cercado por paredes do hospital, localizado no centro de atividade de uma grande cidade, o Jardim inclui uma fonte no centro para ajudar a abafar os ruídos externos proporcionando aos pacientes serenidade através das flores e plantas que se desenvolvem ao longo do ano criando um cenário extraordinário que ilumina todo o campus e ajuda os pacientes através de seus tratamentos.

Hospital St. Rose Dominican, no Siena Campus em Henderson, Nevada


Os Jardins de 3000 m2 de cura foi concebido para complementar a arquitetura do campus e para realçar a beleza natural do deserto de Nevada. Plantas nativas e árvores foram estratégicamente colocadas ao longo do cenário desértico do Jardim acentuado por gazebos, fontes de água e piscinas. A atmosfera é de serenidade, e cada elemento foi projetado para criar uma sensação de calma e relaxamaneto. A sociedade Rose local também oferece aulas de jardinagem neste espaço.

Ann & Robert H. Lurie Children Hospital, em Chicago, Illinois


Este hospital está localizado no campus da Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern, cujo projeto de 23 andares foi uma necessidade decorrente do ambiente urbano em seu entorno. Mas embora limitado pela cidade movimentada de Chicago, o Jardim de Cura deste hospital foi projetado para o interior do décimo primeiro andar, denominado The Crown Sky Garden, inclui um bosque de árvores de Bambus e belas luzes que destacam os elementos naturais do jardim que também pode ser apreciado de cima, através do décimo segundo andar, de onde se obtém uma vista que se incorpora a cidade lá fora estendendo um pedaço de Natureza no centro de Chicago.

Legado Garden Saúde no Hospital Emanvel Infantil, em Portland, Oregon


Os Designers deste Jardim queriam criar um espaço para todos os associados com o hospital, contemplando pacientes, visitantes e empregados. O Jardim é funcional e espiritual, oferecendo áreas de reunião com bancos rodeados por árvores verdes rodeadas de inúmeras plantas e folhas além de esculturas representando a Natureza que se espalham por caminhos curvilíneos onde os terapeutas trabalham com pacientes em reabilitação. Flores e arcos são espalhados pelo caminho e os arbustos receberam podas com configurações de animais brincalhões conferindo ao espaço um toque lúdico que agrada as crianças em recuperação ou em vias de enfrentar os tratamentos.

Esperança em Bloom Gardens, em Massachusetts


A esperança na organização Bloom, é um programa único que oferece aos pacientes de câncer de mama, a oportunidade de se beneficiarem com flores ou hortas em suas próprias casas sem nenhum custo. Porque o uso de Santuários naturais têm sido comprovada para aliviar o stress aumentando o relaxamento e melhorando a recuperação do paciente, esta organização sem fins lucrativos,  se esforça para fornecer jardins privados para ajudar os pacientes e seus familiares a lidar com os efeitos psicológicos, emocionais e físicos do tratamento do câncer. Cada Jardim é diferente, pois é projetado com cada pessoa em mente, cuja bela missão é fazer um mar de esperança através dos Jardins Bloom em todo o estado de Massachusetts.

Olson Família Jardins do Hospital das Crianças de St. Louis, em Missouri.


Um dos Jardins  de Cura mais original, está localizado no oitavo piso do Hospital das Crianças em St. Louis. Lá mais de 7000 flores e plantas preenchem a praça do Jardim de 8000 mts, localizado no último piso do hospital e fornecendo um santuário natural para os pacientes e viitantes. Caminhos sinuosos levam seus visitantes à uma turnê que inclui cachoeiras, canteiros, lagos repletos de peixes dourados, pequenas baías, bancos e balanços. O hospital utiliza os jardins como cenário para atividades terapêuticas para ajudar no tratamento das crianças, incluindo performances e sessões de crafiting. Para aqueles pacientes que não são capazes de apreciar o Jardim do lado de fora, uma sala de jogos especais, oferece uma vista da bela paisagem através das janelas.

Johns Hopkins Cura Garden, em Baltimore, Maryland


Este hospital abriu recentemente em 2012, um novo centro para crianças em seu campus. O projeto de adição incluiu muitas mudanças, dentre as quais, um Jardim como parte essencial do design. O Jardim de Cura foi dividido em duas áreas no campus, sendo a primeira, um espaço aberto e arejado para receber os visitantes e pacientes que querem desfrutar de plantas e flores, já o outro espaço, oferece uma fuga do stress ao possibilitar o relaxamento entre rododendros, spicebush, hortências, snakerrot, crabapples e samambaias. O campus  ainda adicionou ao Jardim de Cura uma área para meditação projetada para que os pacientes obtenham sensações de paz e serenidade.

Bonner General Hospital Cura Garden, em Idaho


O Jardim de Cura deste hospital é um belo exemplo de beleza rústica, proporcionando aos pacientes a oportunidade de explorar, através de estruturas de madeira e pedra que lembram casas e servem de abrigo, cenários de paz ao longo do rio, além de inúmeras fontes ao longo de caminhos que também oferecem tranquilidade. e sossego. Nos meses mais quentes as folhas verdes das árvores fornecem frescor para  a auto-reflexão e silêncio, e nos meses mais frios, as cores do outono em cascatas queimadas de folhas remetem a uma atmosfera bucólica e convidativa.

Rosecrance Treatment Center - Griffin Williamson Campus, em Rockford, Illinois




Centros de tratamento de abuso de alcool e outra substâncias, têm diferentes abordagens para ajudar os pacientes na recuperaçnao. Uma das mais belas e eficaz delas é a instalação de tratamento de abuso de substâncias que geram dependência, o Rosecrance em Rockford, Illinois, um centro para recuperar os toxicodependentes adolescentes. Suas instalações foram projetadas para modelar uma pousada tranqüila situada nas montanhas, cercada por grandes lagoas, cachoeiras e pedras únicas. Cada paciente pode ver a incrível paisagem de suas próprias acomodações, bem como do Conservatório localizado no segundo andar do edifício com vista para o panorama espetacular do Jardim de Cura. A oportunidade de apreciar o cenário natural contribui para o uso dos Jardins na terapia de horticultura para os pacientes do centro.

Fonte de pesquisa: acehsa.org

Atualmente os espaços verdes em áreas hospitalares, têm sido cada vez mais valorizados e incorporados ao ambiente projetado visando maior satisfação não só de pacientes, mas também de todo o corpo clínico e todos os envolvidos nos processos de cura. Os hospitais acima, são bons exemplos de como a valorização da paisagem pode contribuir positivamente nesses processos. Aqui no Brasil ainda estamos longe de exemplos como estes, que espero possam inspirar mudanças nesse cenário contribuindo com bons e comprovados incentivos para a saúde e para a alma dos brasileiros.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria do post?
Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)