Jardim & Cachorro

quinta-feira, junho 26, 2014




Muitos de vocês certamente já ouviram falar que jardim não combina com animais. E nesse sentido, já vi de tudo: jardins arruinados por cachorros e vice-versa, bem como cães convivendo harmoniosamente em espaços de jardins. Bem, mas para tudo é preciso cuidado e planejamento. O fato de se ter um jardim não deve ser motivo para deixar de ter um cachorro e vice-versa, afinal tanto um quanto o outro são motivos de alegria e prazer.


Com alguns cuidados especiais é possível obter uma convivência harmoniosa entre pets e jardins. Veja algumas dicas que podem ajudar na conciliação destas duas paixões:

  • Se seu espaço é pequeno a ponto de não permitir delimitar uma área para o uso do animal, é importante investir no adestramento, ou seja ensinar o que ele pode e o que não pode fazer no jardim. Acredite, é possível ensinar o animal diferenciar o certo do errado por meio de treino que envolvam petiscos como recompensa. Lembre-se que o cão só aprende por repetição, então você deve repreendê-lo só quando ele estiver cavando buracos ou arrancando plantas, se deixar para depois ele não entenderá e assim não aprenderá.
  • Se seu espaço permitir, invista na delimitação de uma área para seu animal. Esta delimitação pode ser uma cerca feita de diversos materiais como madeira, ferro, bambu, etc, que se harmonizem com o estilo do jardim sem deixar de ter atrativos que entretenham o animal no seu cantinho como brinquedos, alimentos, etc.
  • Um cuidado simples que pode evitar problemas é afastar o animal quando você ou alguém for cuidar do jardim, pois tarefas corriqueiras como podas e aberturas de covas para o plantio, podem estimular o animal a fazer a mesma coisa.


  • Outro cuidado muito importante é pensar no bem estar do animal evitando as plantas que são tóxicas. Algumas plantas muito populares como azaléia, lírio, espirradeira, antúrio, copo-de-leite, samanbaia, hortênsia, etc, são tóxicas e podem afetar a saúde do animal se ingeridas.
  • Pesquise e escolha plantas que além de alegrar o jardim não farão mal aos pets como por exemplo: verbena, rosas, petúnias, amor-perfeito, begônias, etc. Espécies rústicas e espinhentas como cactos, também podem ser uma opção por serem resistentes aos avanços dos animais.
  • No cuidado com o jardim, evite ao máximo os agrotóxicos, principalmente nas plantas que o animal tem acesso.


  • Existem muitas alternativas para criar jardins mais adequados ao convívio de animais. Jardins com plantas altas, encorpadas e mais resistentes são uma boa alternativa, assim como jardins verticais, jardins com plantas em vasos e suportes pendurados em paredes; como você vê não faltam opções que um bom planejamento não resolva.
  • Mas é importante também conhecer bem seu animal, seus instintos e como lidar com o que é natural nele, para ensinar o comportamento desejável sem se estressar e sem deixar de ser feliz.

Saiba AQUI um pouco mais sobre como evitar que seu cão cave todo seu jardim.

Imagens:Web.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

2 comments

  1. Posso sugerir um post??? =D

    É sobre a erva catnip. É uma erva para gatos, eles adoram. Mas vejo poucos posts falando sobre a planta em si, vejo mais sobre o efeito dela nos bichanos.

    Bêjas!

    ResponderExcluir
  2. Sugestão aceita! Mas enquanto o post não sai, indico dois links que possuem abordagens bem interessantes sobre a erva catnip que tanto agrada os felinos:http://portalmedicinafelina.com.br/e-essa-tal-catnip/
    e http://www.webanimal.com.br/gato/index2.asp?menu=catnip.htm

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)