Biomimética = Imitação da Vida
segunda-feira, julho 07, 2014A palavra Biomimética é oriunda da combinação de duas palavras gregas:
Bios = Vida e Mimesis = Imitação,
significando portando, "Imitação da Vida".
significando portando, "Imitação da Vida".
Esta "Vida" que se "Imita" relaciona-se com tudo o que existe na Natureza.
A biomimética é a área que estuda os princípios criativos e estratégias da Natureza com o intuito de encontrar soluções para os problemas atuais da humanidade, aliando funcionalidade, sustentabilidade e estética. Aprender com a Natureza é utilizá-la como fonte e exemplo de inspiração e não apropriação. E nada melhor do que a Natureza que a mais de 3,8 bilhões de anos vem desenvolvendo seleções de padrões e estratégias eficientes, duradouras e apropriadas para ensinar a humanidade através de seus ciclos.
Demorou, para que o homem percebesse que na lógica da Natureza residia muitas estratégias eficientes que poderiam ser usadas na criação de muitos bens necessários à humanidade. A percepção de que poderiam replicar algumas delas para a criação de produtos melhores e mais limpos, deu origem ao termo "Biomimética", que teve sua primeira aplicação em 1941, quando o suíço Georges de Mestral, levou as sementes que grudavam nos pelos de seu cachorro para o microscópio; ao examiná-las, viu que tinham hastes com uma espécie de ganchos nas pontas, eficientes para se agarrarem em tecidos, observação que levou à criação do velcro.
A escritora científica, Janine M. Benyus, em seu livro: "Biomimética - Inovação Inspirada pela Natureza", esclarece que esta busca vem contra a tendência moderna de dominar ou melhorar a Natureza, e se mosttra como uma verdadeira revolução na interação Homem X Meio ambiente, afirmando que essa respeitosa imitação é uma abordagem totalmente nova. Diferentemente da revolução industrial, a revolução Biomimética inaugura uma era cujas bases assentam não naquilo que podemos extrair da Natureza, mas no que podemos aprender com ela.
Biologia, química, física, matemática, informática e eletrônica se misturam para reverenciar a sabedoria natural, possibilitando um elo sadio entre a nossa casa, o planeta, e seus habitantes. Fazendo as coisas a maneira da Natureza temos a possibilidade de mudarmos a forma pela qual produzimos alimentos, aproveitamos energias, curamo-nos, armazenamos informações e administramos os nossos negócios, conclui a pesquisadora Janine.
A genialidade do ser humano faz várias invenções abrangendo com vários instrumentos o único e mesmo fim, mas nunca descobrirá uma invenção mais bela, mais econômica ou mais direta que a Natureza, pois nela nada falta e nada é supérfluo.
(VINCI,2004)
A Natureza com suas cores, texturas e formas estruturais sempre inspirou o homem desde a pré-história. Suas temáticas continuam a perpassar as artes plásticas, a arquitetura, o design, artes gráficas, fotografia, etc, possibilitando sempre soluções com resultados eficientes.
Estádio Nacional de Beijing - projetado pelo escritório Herzog. & De Meuron - sua estrutura metálica foi inspirada em um ninho de pássaros. |
Edíficio Johnson Max - projetado por Frank Lloyd Wrigth apresenta colunas que se expandem à medida que sobem, inspiradas nas folhas da vitória régia que flutuam na superfície da água. |
Centro aquático Nacional de Pequim - projetado pelo escritório PTW arquitectos - foi inspirado num cubo de água. |
Museu de Arte Milwaukee - projetado por Santiago de Calatrava - abre e se fecha durante o dia, inspirado nas asas de uma mariposa. |
Como "ciência que imita a vida", o Biomimetismo fundamenta seus estudos com base na observação da Natureza que nos oferece um vasto repertório, desenvolvido nas mais variadas formas de adaptação e sobrevivência perante as diversas condições que ela resistiu por milhões de anos. E há ainda quem duvide que está na Natureza as soluções para os muitos desafios da civilização moderna. E você, o que acha? Compartilhe aqui a sua opinião.
Abraços,
Sejamos Felizes!
Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!
Fontes: ecodesenvolvimento.org; Planeta sustentável; Archdaily; imagens: Web.
0 comments
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!