Beija-flor no jardim

sábado, setembro 20, 2014

beija-flor Cazuza

O beija-flor tem valor simbólico em muitas culturas. Ele representa o conhecimento adquirido provando de muitas flores, usando a astúcia, a inteligência, a graça e não só a força física. Também representa a vontade de embarcar em uma grande jornada. Sua presença sempre provoca reações de pura alegria e admiração.  Quando a tristeza se faz presente, recomenda-se preencher o coração com a alegria do Beija-Flor: ande pelos campos entre as flores, sinta a beleza que tanto atrai o Beija-Flor lhe proporcionando alegria, tome essa alegria e guarde-a no coração!

Os Beija-Flores parecem ter a vibração mais alta e suave da Natureza. São as únicas aves que voam em qualquer direção, para cima, para baixo, para trás e para os lados. Devido a rapidez com que batem as asas, parecem aos nossos olhos estarem completamente imóveis no ar. O Beija-Flor estimula em nós o encontro com a doçura e a alegria. Simbolicamente são mensageiros da cura, amor romântico, claridade, graça, sorte, suavidade alegria e entusiasmo.

Algumas curiosidades sobre o Beija-Flor



  • Os índios Caraíbas deram para os Beija-Flores o nome de "colibris", que significa "área resplandecente"; já os índios Tupis os batizaram de "guainumbis", que significa "pássaros cintilantes"; e os índios Guaranis chamavam os Beija-Flores de "mainumbis", cujo significado é "aquele que encanta, junto à flor, com sua luz e esplendor".
  • Alguns Beija-Flores desenvolvem velocidades médias que vão de 30 a 70 Km por hora e a vibração das asas pode atingir de 50 a 70 batidas por segundo.
  • Beija-Flores são as únicas aves que conseguem ficar literalmente paradas no ar, decolar e aterrissar verticalmente e até dar marcha-a-ré em pleno vôo.
  • O espetacular colorido dos Beija-Flores origina-se do fenômeno da refração da luz, através da micro estrutura das penas. As mudanças de cores observadas numa mesma ave, variam de acordo com o ângulo de incidência da luz solar ou com a movimentação do corpo.
  • Seu enorme coração representa de 19 a 22% do peso total do corpo, o que facilita a rápida circulação do sangue.

Atraindo Beija-flores


Não há como não ficar encantado com a aparição de um Beija-Flor. Veloz chega como se fosse um raio. Com as asas rápidas quase imperceptíveis, estaciona no ar. Beija uma flor com precisão e suavidade. Repentinamente desloca-se até outra. Instantes depois já não está mais lá. Mas o encanto permanece.

A arte de atrair Beija-Flores passa pelas tradicionais garrafinhas com água açucarada. Elas tem forte poder de atração e a vantagem da facilidade na colocação, normalmente penduradas de diversos modos em vários lugares. Nas varandas de prédios costumam funcionar até o 10º andar. Disputadíssimas alguns Beija-Flores as adotam como fonte exclusiva de alimentação e as frequentam o dia inteiro.

O preparo da água com açúcar das garrafinhas exigem alguns cuidados. Organizações Americanas Preservacionistas orientam ferver a água para esterilizá-la. O cloro da água em torneiras é prejudicial podendo provocar gastroenterites (inflamação no estômago e intestinos). Quanto ao açúcar o do tipo cristal é mais interessante por ser menos industrializado.

A mistura deve ser feita diariamente, a sobra da água deve ser jogada fora e a garrafinha deve ser bem higienizada antes do reabastecimento, pois a fermentação da água açucarada causa fungos invisíveis a olho nu que podem matar o Beija-Flor provocando infecção bucal e inchaço na língua. Por isso além dos cuidados citados, procure deixar as garrafinha em locais sombreados e frescos para não acelerar a fermentação da água com o calor.

Mas o ideal é oferecer o máximo possível de flores, cujo néctar favorece a saúde do Beija-Flor pela adição de sais minerais proteínas e vitaminas, além de atraírem insetos que são um importante complemento alimentar para essas aves. Só a água com açúcar provoca deficiência nutricional. Quem não tem jardim pode manter algumas flores em vasos suspensos como o Brinco de Princesa (Fuchsia) que floresce quase o ano todo, bem como a Lanterna Japonesa também sempre florida, ambas muito apreciadas pelos Beija-Flores.


Há várias opções de flores para atrair os Beija-Flores. Ao formar um Jardim para atraí-los, procure combinar espécies que florescem em meses diferentes e que sejam adequadas ao clima da região. Plante as flores mais baixas na frente das mais altas para que todas fiquem bem visíveis. Os Beija-Flores gostam de flores com cores vibrantes como o vermelho e o amarelo. Hibiscos, Camarão vermelho, Camarão amarelo, Brinco de Princesa, Salvia, Lágrima de Cristo, Tagetes, Strelitzias, bromélias, vriésias, bananeira, maracujazeiros, etc. são muito apreciadas por essas aves. Quanto as árvores, as floríferas que eles mais gostam são: Espadótea, Pata de vaca, Mulungu, Suinã, Dombéia, Jacarandá, Paineira, Ipê e Flamboiã.

Para saber mais sobre Beija-Flores, leia o excelente livro: "O Jardim dos Beija-Flores", de Johan e Christian Dalgas Frisch, edição Dalgas-Ecoltec, 1995.

A beleza do Beija-Flor atrai também muitos adeptos das tatuagens, principalmente o público feminino que se encanta com sua delicadeza e colorido. Os pássaros são sempre associados a valores como liberdade espirito livre, intuição e renascimento e o Beija-Flor não é exceção. No entanto uma tatuagem desse belo pássaro também transmite outros significados como a clarividência, capacidade de trabalho, celebração, esperança, sorte e alegria.

Tatoo Beija-flor - ilustração: Tiago Hoisel

O encanto dos Beija-Flores está presente também na literatura, na poesia, na arte e na música. E para finalisar esse post, selecionei para vocês um vídeo com a linda canção de Elisa Cristal que nos convida a viajar no vôo do Beija-Flor, livrar a mente de pensamentos indesejáveis, e evocar o despertar do nosso infinito interior. Apreciem...

Voo silencioso do mistério do amor, fecho os olhos para ver aonde vou.
Voar pelo infinito daquilo que eu sou (desvendar/mergulhar) o oceano interior.
Beija-Flor me leva, Beija-Flor desperta (em mim)
Me leva nas águas deste rio encantador, vale dourado do meu lindo Beija-Flor.
Voar neste azul, o sol a se por, vento suave me traz o frescor.
Beija-Flor me leva, Beija-Flor desperta (em mim).
Beija suave e faz abrir todas as pétalas desta flor, brilho da mata que incendeia o buscador.
Passarinho que me encanta, canta o canto do amor, me leva para onde você for.
Beija-Flor me leva, Beija-Flor desperta (em mim).


Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: The Hummingbird garden; Avedomestica.com.br; imagens: web.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)