Meio Urbano ou Natural? Qual é o seu?

quinta-feira, outubro 02, 2014




"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é." (Caetano Veloso)

Ao conhecer o trabalho do fotógrafo Erkin Demir, que cria composições intrigantes mesclando paisagens, arquiteturas e corpos fragmentados, lembrei da frase de Caetano Veloso, no sentido das coisas com as quais nos identificamos, e ao escolhe-las nos fazemos. Afinal se a vida é feita de escolhas, as nossas escolhas nos definem. A arte, quando nos toca, nos faz pensar... e o trabalho de Demir ao fundir detalhes de natureza lembrando o meio natural e arquitetura lembrando o meio urbano em seres humanos, sugere para mim, dois pontos de vista que transitam sobre a existência e essência da vida humana.

O pensamento existencialista, defende que a existência vem antes da essência. O que significa que não existe uma essência humana que determine o homem, mas que ele constitui a sua essência na sua existência. Esta construção da essência se dá a partir das escolhas feitas, uma vez que o homem possui o livre arbítrio. Mas escolher não é nada fácil, pois quando tentamos identificar qual é a melhor forma de viver, nos deparamos de cara com a grande dificuldade de responder, porque a vida oferece muitas formas. Então, o caminho é experimentar e sentir.

Pensando no meio natural e no meio urbano, os estilos de vida tanto em um, quanto no outro, variam de muitas formas e os indivíduos podem fazer uma escolha entre os dois, baseados naquilo que conhecem de si mesmos e na qualidade e vida que apreciam. Nesse sentido, e lembrando que nosso bem estar está associado a uma situação agradável ao corpo e ao espirito, sugiro que ao apreciar a obra de Demir, a sua percepção individual se reflita no que é realmente valioso em sua existência.









Saiba mais sobre o artista e seu trabalho AQUI.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: Etoday, site do artista.

Leia também!

1 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)