Tecnologia reflete a natureza em Arte interativa

quinta-feira, janeiro 22, 2015




Um mar de flores provoca uma sensação de magia e encantamento no visitante da exposição digital interativa intitulada "Flores e Pessoas não podem ser controladas, mas Vivem Eternamente" que está em exibição no Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação, em Tóquio, Japão.


A impressionante exibição consiste em uma passarela coberta com lindas renderizações em tempo real da flora local encontrada em Tóquio. Flores de cerejeira entre outras explodem em cascatas de pétalas coloridas, e, em seguida desaparecem lentamente para abrir espaço aos novos botões de flores de mais uma temporada, num ciclo infinito.


A instalação digital feita pela teamLab, um coletivo formado por especialistas em tecnologia que incluem arquitetos, programadores, animadores CG, e muito mais esta dando o que falar, o que ver e o que sentir, pois é o movimento dos visitantes, andando ou simplesmente parados sobre a passarela, que faz com que as flores surjam ou desapareçam sob seus pés.

De pé sobre o tapete de flores digitais, olhando para o espaço aparentemente infinito refletido nos espelhos ao redor da sala, o espectador é imerso totalmente em uma constante mudança, ciclo perpétuo do belo crescimento e decadência da Natureza que se reflete também na vida humana.


"A fronteira entre a obra da Natureza e do trabalho de seres humanos é extremamente vago. Em outras palavras, a Natureza e os seres humanos não são conceitos antagônicos, mas sim, a Natureza agradável é um ecossistema que inclui também o trabalho de seres humanos", diz teamLab. Além de provocar a reflexão que "também questiona que tipo de comportamento constituiria artificial para a Natureza com base na premissa que ela não pode ser controlada, e se esse comportamento não pode nos dar pistas sobre o futuro."


É Humano, é Arte, Natureza e Tecnologia para encantar, ensinar e refletir...
A exposição vai até o dia 01 de março de 2015.

Saiba + sobre a exposição por teamLab AQUI. Aproveite e veja o vídeo.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: mymodernmet, innflux, site teamLab

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)