Plantas Geométricas & Simetria na Natureza

terça-feira, abril 28, 2015


A civilização tem se esforçado por milhares de anos para entender a geometria perfeita que existe nas formas da Natureza. Nessa busca, o homem passou a procurar padrões até mesmo onde antes imaginava só existir o caos. Os "Fractais", por exemplo, são figuras que repetem sua estrutura infinitamente em escalas cada vez menores. Ou seja, cada pedacinho é igual ao todo.

Matemática e Biologia, Uma é a ciência dos números, a outra, a ciência da vida. E o que elas podem ter em comum? Muito! Desde muito tempo as duas trabalham juntas para compreender os fenômenos existentes na Natureza.

Assim como os Fractais, a Simetria na Natureza é um fenômeno único e fascinante. A percepção desta, surgiu naturalmente ao espírito humano remetendo-nos, para um equilíbrio e proporção, padrão e regularidade, harmonia beleza, ordem e perfeição. Estes são alguns dos vocábulos que resumem as reações que temos inerentes às simetrias que abundam na Natureza, nas formas vivas e inanimadas.


Podemos encontrar simetrias sob as mais diversas formas em diferentes locais. São exemplos, as conchas do mar, as pérolas das ostras, os flocos de neve, as borboletas, as estrelas do mar, os ouriços, as estruturas de muitas plantas. etc.

Na busca de uma explicação racional para o belo, os filósofos gregos descobriram a simetria e o equilíbrio.

O primeiro filósofo a se ocupar do assunto foi Platão (427 a.C / 347 a.C). Para ele, belo é tudo aquilo em que as partes se agrupam de modo coerente para compor a harmonia do conjunto. Aristóteles, (384 a.C / 322 a.C), introduziu a idéia chave da simetria. Ela tanto podia ser entendida de uma forma estrita, em que os lados opostos de uma figura dividida por um eixo central são exatamente iguais, quanto num sentido amplo, de proporções e equilíbrio entre as partes.

Galileu Galilei em seu "Segundo Saggiatore" escreveu: "O Universo está escrito na linguagem da Matemática e seus personagens são triângulos, círculos e outras figuras geométricas". Há uma ordem na Natureza e artistas que querem reproduzi-la fielmente passam horas estudando as formas geométricas da Natureza.

Padrões que se repetem 

Existem várias formas de simetria:

  • Rotacional - A partir de um ponto central, há um padrão que se repete até completar o círculo, como nas fatias de uma pizza. No floco de neve este padrão é hexagonal, na estrela do mar é pentagonal.
  • Translacional - Um padrão é deslizado numa direção vertical ou horizontal, em distâncias que são múltiplos inteiros de sua largura. Os favos das abelhas são um exemplo.
  • Bilateral - Um plano chamado eixo de simetria, divide duas regiões como o reflexo no espelho. a metade esquerda é igual a direita é o que vemos no corpo humano. 
A presença marcante da geometria na Natureza sempre chamou a atenção dos sábios matemáticos. Muito já se estudou, e muito ainda existe para desvendar e aprender sobre a riqueza do conteúdo biológico disponibilizado pela Natureza. Perceba nos exemplos abaixo a presença da geometria em algumas espécies de plantas que selecionei para sua apreciação e inspiração...

# Aloe Polyphylla


# Amazon Lily Pad - Vitória Régia


# Hoya Aldrichii


# Fractal Cabbage


# Sipiraling Suculenta


# Camelia


# Ludwigia Sedioides


# Cerebro Cactus


# Romanesco Broccoli


# Dahlia


# Lobelia


# Pelecyphora Asselliformis


# Temple Plant - Crassula de Buda


# Suculentas


# Girassol


#Drosophyllum Lusitanicum


Saiba mais sobre o quanto a o estudo das formas da Natureza influenciam nosso conhecimento de mundo e como isso é utilizado para inúmeras soluções:
Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes/Imagens: Boredpanda. 

Leia também!

1 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)