Espaços verdes, tendências em alta

segunda-feira, janeiro 19, 2015

O termo "tendência", muito utilizado, principalmente como sinônimo de moda, trata-se de uma espécie de mecanismo social que regula as escolhas das pessoas para ditar preferências por determinadas coisas e atitudes. Nesse sentido, uma tendência passa a ser um estilo ou um costume que marca uma determinada época.


No universo dos Jardins, as tendências também refletem a preferência das pessoas com relação aos espaços criados. E, quanto a isso,  o que se tem percebido é que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da proximidade da Natureza em suas vidas, passando a desenvolver atitudes mais ecológicas e a se moverem em direção à jardinagem pelas mais diversas razões.

Esse movimento gera as tendências que estão em "Alta" no universo da jardinagem, que trago para este post, esperando que sirvam de inspiração para que cada vez mais pessoas possam experimentar e vivenciar os muitos benefícios que a proximidade com a Natureza promove para a Saúde e o Bem- estar no dia a dia.


Plantas Nativas em alta!

Uma tendência que têm se firmado cada vez mais nos jardins é a escolha de plantas nativas, pois além se serem muito boas para o meio ambiente, são plantas que se adaptam mais facilmente, crescendo rapidamente e saudáveis.



Plantas rústicas e perenes em alta!

Plantas rústicas e perenes são aquelas mais tolerantes à seca, pois precisam de menos água, assim como as plantas resistentes a doenças que necessitam de menos manutenção. É uma boa pedida para pessoas que não ficam muito em casa ou que não têm muito tempo para cuidar de plantas, pois a rega é mínima.



Plantas versáteis em alta!

Plantas multi-uso que proporcionam beleza e mais opções como alimentos e ervas cultivados junto as plantas ornamentais em espaços como pequenos quintais, varandas e sacadas estão em super "Alta".



Hortas caseiras em alta!

Outra tendência é a volta para as hortas, que tem ganhado cada vez mais adeptos por ser uma maneira econômica e saudável para a produção orgânica de frutas, legumes, hortaliças e ervas.



Jardim comestível em alta!

As pessoas estão valorizando mais os benefícios de saúde que podem obter ao cultivar seu próprio alimento. Tendência que inclui o cultivo de hortaliças e vegetais para uso exclusivo gourmet, que além de nutritivos, dão sabor realçado às receitas culinárias. Comer o jardim está super em "Alta".



Beber o Jardim em alta!

Plantar ervas orgânicas para adicionar a coquetéis e sucos está super em "Alta". Ervas medicinais e culinárias estão fazendo parte das escolhas das pessoas, cujo estilo de vida tem o "Bem-Estar" em em mente. Bergamota, camomila e confrei (entre tantas outras) estão liderando essa tendência de escolhas e hábitos saudáveis. Fáceis de crescer em diversos recipientes, peitoris de janelas e em qualquer lugar com um pouco de luz solar diariamente, ervas tanto medicinais como culinárias estão cada vez mais em "Alta".



Jardins para pássaros e abelhas em alta!

As abelhas têm sido notícia nos últimos anos e as pessoas estão preocupadas com seu desaparecimento, querendo fazer algo sobre isso. A solução mais fácil é plantar um amigável jardim para as abelhas, utilizando plantas nativas que atraiam também pássaros e borboletas.



Micro jardins em Alta!

Jardins do tamanho de terrários, mostram que o verde cabe em qualquer cantinho, fazendo com que o pequeno jardim seja grande através da delicadeza e beleza que proporciona aos ambientes.



Espaços ao ar livre em alta!

Para o laser, para o encontro, para o relaxamento, para a contemplação e até para o trabalho, os espaços ao ar livre estão sendo cada vez mais valorizados e super em "Alta".



Jardins bem iluminados em alta!

Com a busca e valorização pelos espaços ao ar livre em Alta, prolongar o uso destes espaços é fundamental e isso só pode ser obtido através de uma boa iluminação que além de valorizar os principais pontos do cenário, também permita o uso do jardim a noite.



Uso racional da água no jardim em alta!

Ao contrário do que muitos acreditam, a jardinagem pode contribuir muito para reduzir a poluição da água e para auxiliar a manutenção dos cursos d'água. Basta pensar no quanto o desmatamento e o mau uso do solo  nas grandes metrópoles (solo impermeável com concreto em larga escala em detrimento das áreas verdes quase inexistentes) contribui para as mudanças climáticas acarretando calor excessivo e falta de chuvas.

A jardinagem conhecida como friendly waterway (amiga da água) é aquela que utiliza plantas nativas, que prosperam com menos água e fertilizantes, e inclui mais canteiros e árvores para que ocorra uma melhor absorção da água da chuva filtrando assim os poluentes. A água da chuva, nesse caso, também pode ser armazenada através de sistemas de captação para ser reutilizadas nas regas.



Desenhos curvos no jardim em Alta!

Os desenhos mais orgânicos estão sendo mais requisitados do que os geométricos, pois contribuem na criação de cenários mais naturais valorizando as características naturais das plantas para compor traçados mais livres e mais modernos.


Valorizar a Natureza é e sempre será a melhor tendência que podemos desenvolver no sentido de obtermos "Bem-Estar" em meio a agitação inerente a vida moderna. Seja grande, pequeno ou micro, esteja em um quintal, em uma varanda, janela ou até mesmo num pote, um Jardim sempre proporcionará benefícios ao olhar, aos sentidos e principalmente ao coração.

Para aqueles que já tem um Jardim e para aqueles que querem abraçar a ideia de ter um, sempre trarei idéias e inspirações.

Desejo a todos um 2015 mais "Verde", "Florido", "Perfumado" e "Saboroso".
Sejam todos muito bem vindos por aqui, afinal o espaço também é de vocês, então participem, compartilhem suas idéias para juntos plantarmos um jardim repleto de muitas inspirações...

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Imagens: Web

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)