Fruta no Vaso

segunda-feira, maio 16, 2016

Quem já experimentou a sensação de degustar uma fruta colhida no pé, sabe o quanto é prazeroso. Plantar a sua própria fruta é mais prazeroso ainda, pois além de ser mais saudável por ser livre de agrotóxicos, o contemplará com o resultado do que foi cuidado por você. Quer melhor do que isso?

Cultivar e cuidar de uma planta é extremamente benéfico para o nosso bem estar físico e mental. Quando a planta é uma frutífera, a alegria é dobrada, pois além de ser ornamental tão ou mais do que qualquer outra planta, ainda gera o alimento na forma da fruta.
Mas se você está pensando que esse post não é para você, porque talvez não disponha de um espaço de jardim para plantar um pé de fruta, saiba que muitas espécies frutíferas podem ser cultivadas e mantidas por muitos anos em vasos. E, para isso, tudo o que você precisa é de um local que receba de 4 a 5 horas de sol por dia. Esse local pode ser uma sacada, varanda ou até mesmo uma grande janela num pequeno apartamento.

Para dar uma amostra de como é fácil, bonito e prazeroso, ilustro aqui uma experiência minha com uma frutífera em vaso no formato de um pequeno bonsai que ganhei a três anos atrás. A frutífera é uma figueira plantada numa bandeja rasa de bonsai, cuja estrutura de um pequeno galho, iluminou meus dias com alegria quando a primeira fruta despontou timidamente e depois dela, outras tantas que eu pude apreciar, ver crescer, amadurecer, colher e degustar. 


Pequeno no tamanho, meu pequeno pé de figo, sempre foi grande na generosidade através da oferta de seus frutos. Com o tempo a pequena planta foi se desenvolvendo e eu  a transplantei num vaso maior em profundidade, no qual coloquei uma terra mais fortificada que favoreceu seu crescimento sadio. O resultado? Uma planta sorridente com um braço estendido repleto de frutas. Tudo de lindo! E, Tudo de Bom!



Ficou com vontade?

A fruticultura em vasos oferece diversas possibilidades de frutas que de adaptam a este tipo de plantio. Mas é claro que o desenvolvimento da planta é limitado pelo tamanho do vaso e consequentemente a quantidade de frutos é proporcional, o que não impede nem diminui o prazer tanto de cultivar quanto de saborear a fruta plantada por você.

As frutas mais comuns que considero bem resistentes a este tipo de plantio e que oferecem um resultado satisfatório são: a Jabuticabeira, Laranjeira, Aceroleira, Limoeiro, Pessegueiro, Pitangueira e Figueira.

Para essas frutas selecionei algumas dicas com relação aos cuidados básicos como sol e água. Veja:

  • Jabuticaba -

  • Gosta de muito sol e precisa de no mínimo de 4 a 5 horas de sol diário. Não gosta de vento, por isso escolha uma área protegida de ventos fortes. Gosta de muita água, por isso regue diariamente.

  • Laranjeira - 

  • Gosta de muito sol e precisa de no mínimo de 4 a 5 horas de sol diário. Gosta de água com moderação, por isso regue de duas a três vezes por semana.

  • Acerola - 

  • Gosta de muito sol e precisa de no mínimo de 4 a 5 horas de sol diário. Gosta de pouca água. Regue duas vezes por semana.

  • Limão - 

  • Gosta de muito sol e precisa de no mínimo de 4 a 5 horas de sol diário. Gosta de água moderada. Regue de duas a três vezes por semana.

  • Pessego - 

  • Gosta de muito sol e precisa de no mínimo de 4 a 5 horas de sol diário. Não gosta de solo encharcado. Regue três vezes por semana.

  • Pitanga - 

  • Gosta de muito sol e precisa de no mínimo de 4 a 5 horas de sol diário. Não gosta de vento, por isso escolha uma área protegida de ventos fortes. Gosta de muita água, por isso regue diariamente.

  • Figo -

  • Gosta de muito sol e precisa de no mínimo de 4 a 5 horas de sol diário. Não gosta de solo encharcado. Regue três vezes por semana.

A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo fruto delicioso amadurece lentamente. (Arthur Schopenhauer)


Procure comprar suas mudas em viveiros ou lojas especializadas. Ao comprar verifique se os ramos estão bem dispostos ao longo do tronco, sem membros quebrados e sem nenhum indício de doença. Se a planta estiver com o torrão embalado fora do vaso, verifique se o mesmo está em bom estado. Um torrão saudável não pode apresentar rachadura ou estar quebradiço.

Ao escolher um vaso para o plantio, prefira um que tenha um bom tamanho para o desenvolvimento da planta. Um bom tamanho para frutíferas são vasos a partir de 15 litros de capacidade. Opte por vasos mais leves e considere plataformas com rodízios para eles, pois isso facilitará o deslocamento, caso seja necessário. Não esqueça de verificar se o vaso escolhido tem um bom sistema de drenagem, orifícios para a saída do excesso de água das regas. Observe no quadro abaixo como preparar o vaso para garantir uma boa drenagem para sua planta.

Quanto as regas, como existem variações relacionadas ao clima e condições locais onde a planta será instalada, a melhor receita para acertar é a observação. Verifique sempre o solo entre as regas. O solo deve estar seco, porém não totalmente (estorricado). Uma forma simples e eficaz é inserir o dedo (pela metade) na terra e sentir a umidade. Se o solo estiver seco ate +/- três centímetros abaixo da superfície, está na hora de regar. Regue para umedecer a terra. Evite excessos de água que lavam a terra, e ao escorrerem pelo dreno do vaso, levam seus nutrientes.

Falando em nutrientes toda planta precisa deles. Cada uma com sua especificidade e necessidade, por exemplo, plantas foliares precisam de nutrientes que fortaleçam suas folhas, enquanto as floríferas necessitam de nutrientes que impulsionem a floração. Por isso, no caso da sua frutífera, veja com o produtor ou revendedor o nutriente mais adequado à ela e o tempo ideal para cada adubação.

Abraços!
Sejamos Felizes!

Imagens: coleção particular e seleções google

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)