Micro Arquitetura Modular & Ecoturismo

segunda-feira, março 23, 2015




Uma tendência crescente no mundo de maneira geral, é que cada vez mais pessoas querem de alguma forma, se aproximar da Natureza. Isso se reflete em suas escolhas no dia a dia, tanto com relação a soluções mais saudáveis e sustentáveis, quanto com relação ao lazer.

No quesito lazer, quando saem de férias, essas pessoas estão optando pelo Eco turismo que é um segmento do turismo em que a principal motivação do turista é a observação e apreciação da Natureza, com foco na sua preservação. Dentro dessa modalidade as pessoas optam por conhecer o mundo rural, selvagem, locais praticamente intocados e repletos de belezas cênicas naturais. Mas, nem sempre, locais com tais características estão preparados com estruturas de hospedagem, dentre outras, para atender essa demanda. E, nesse sentido, aqueles que não curtem muito a modalidade de "acampamento selvagem", acabam abrindo mão de alguns sonhos.

Com vista nessa demanda, e dentro da tendência da micro arquitetura, surge no mercado o módulo GOTA XL, uma versão de um quarto de hotel (cabine) removível que pode ser transportado para qualquer lugar. E, logo de cara, já está fazendo sucesso, o que não é para menos, pois o Ecoturismo é o segmento turístico que mais cresce no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (O.M.T.), enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o Ecoturismo está tendo um crescimento que vai de 15 a 25% por ano. A O.M.T., estima ainda que, 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico.


Tiro certeiro, o Gota XL é uma versão de um módulo habitacional removível que, inspirado na forma orgânica de uma gota, lembra também uma cápsula que pode ser deslocada para qualquer lugar, atendendo o objetivo de seus criadores relativos ao seu uso no segmento do Ecoturismo. Os módulos GOTA foram criados para fazer parte da grande tendência emergente no campo da micro-arquitetura modular, adequado para ser transportada, instalada e removida de qualquer local onde seu proprietário queira estar.



Os módulos possuem multi usos como: um removível quarto de hotel, uma cabine, estrutura para eventos diversos, etc. O grande lance, além do design moderno, arrojado e luxuoso, é o tipo de estrutura que é feita para ser transportada para qualquer local, sendo o transporte feito via caminhão.


Feito com madeira, aço e vidro, esta micro arquitetura é projetada especificamente como uma unidade modular removível para ser instalada com um mínimo impacto no meio ambiente. A base  da estrutura é elevada do chão, com as pernas de aço ajustáveis, para minimizar o contato com o solo e daptar-se a terrenos irregulares.


Seu formato lembra um tubo cilíndrico, tendo como destaque, um detalhe notável nas janelas que parecem bolhas nas extremidades do tubo. Seu design interior é inteligente, pois otimiza o uso do espaço de 30 metros quadrados com conforto e eficiência. Os módulos GOTA são produzidos pelo mobiliário de micro arquitetura urbana URBAN SQUARE, disponíveis em seu catálogo Microarchitecture.



É sem dúvida, um novo conceito de viagens e lazer com uma proposta de hospedagem diferente de hotéis, pousadas e campings. O conceito se encaixa entre uma caravana e uma sala permanente num edifício tradicional. A idéia é que esta unidade pode ser transportada para qualquer local e em seguida, facilmente removida sem qualquer dano ecológico como consequência da sua presença. A utilização de materiais leves permite que os módulos possam ser instalados em uma grande variedade de terrenos, inclusive em locais remotos e naturais.


Algumas das muitas características "verdes" (sustentaveis) que estão previstas para estas cabines portáteis incluem filmes fotovoltaicos no telhado que podem ser combinados com tapume de madeira para geração de energia. Um sistema de coleta de água da chuva (também faz parte da estrutura) colhe água para uso no banheiro, reduzindo ainda mais o seu impacto ambiental.


O conceito GOTA ganhou um concurso organizado pelo mobiliário de micro arquitetura e os módulos estão sendo fabricados pela URBAN QUADRADO, a rede de design da marca O-cults e do escritório de arquitetura "Ricardo Bofill Taller e Arquitectura". GOTA é especialmente indicado para quem tem um desejo inerente à Natureza, gosta de se aventurar sem abrir mão do conforto, além de não querer causar nenhum tipo de impacto negativo sobre o meio ambiente. Ah, e lógico que alguns dígitos a mais na conta corrente também contam...


Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fonte: In Tenta Design; Fotografias:CGI

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)