O Dia do Pardal é Hoje e todos os Dias...

sexta-feira, março 20, 2015


Você consegue imaginar o nosso mundo sem passarinhos?


Por mais difícil que seja imaginar, essa realidade já está bem próxima de se consumar em diversas partes do mundo, principalmente nos grandes centros urbanos, onde grande número de aves caíram assustadoramente nos últimos anos devido à perda de habitat, o uso de pesticidas, inceticidas, predação por gatos de estimação, e poluição.


Corajosos, inteligentes e amigáveis, os Pardais e demais aves que ainda sobrevivem nessas condições, estão precisando de nossa ajuda e proteção antes que desapareçam para sempre.

Hoje, 20 de março está sendo celebrada  quinta edição do "DIA MUNDIAL DO PARDAL". Iniciada em 2010, é uma campanha anual de conscientização que celebra pardais e enfatiza a necessidade de proteger essas pequenas aves, bem como seus habitats.


A interferência humana tem causado o declínio e quase extinção de inúmeras espécies de aves, em diversas partes do mundo. Embora alguns considerem os pardais como uma espécie de praga, porque ocasionalmente abatem outras espécies como filhotes passarinhos fora de seus ninhos, não podemos esquecer o quanto essas aves são vitais como comedores de insetos e como auxiliares da polinização restaurando habitats na manutenção dos ecossistemas.


O Dia Mundial do Pardal, dito "World Sparrow Day" - "Dia Mundial do Sparrow" é um dia designado para aumentar a conscientização sobre o Pardal e outras aves comuns a ambientes urbanos, e das ameaças às suas populações. Surgiu a partir de uma iniciativa internacional pela Natureza Forever Society of India, em colaboração com a Fundação de Ação Eco Sys e inúmeras outras organizações nacionais e internacionais em todo o mundo.

A "The Nature Forever Society" foi iniciada por Mohammed Dilawar, um conservacionista indiano que começou seu trabalho ajudando o Pardal em Nashik, e que foi nomeado um dos "Heróis do Meio Ambiente" em 2008. A idéia de criar um "Dia Mundial Sparrow", surgiu durante uma conversa informal no escritório da Nature Forever Society, para transmitir a mensagem sobre a importância da preservação do Pardal e de outras aves, e também celebrar a beleza da biodiversidade comum. Assim, o primeiro "Dia Mundial Sparrow" foi celebrado em 2010 em diversas partes do mundo através da realização de várias atividades e eventos como concursos de arte, campanhas de sensibilização e interações com as mídias.

Saiba + AQUI

Como você pode ajudar:

  • Deixe com que parte do seu quintal ou jardim ganhe um aspecto selvagem, com plantas nativas e flores silvestres.
  • Plante flores que atraem borboletas, uma vez que elas põem ovos em torno delas, que se transformarão em lagartas para os pássaros comerem.
  • Nada atrai mais pássaros do que comida, coloque com regularidade um prato com pedaços de frutas ou sementes e aguarde que eles virão, mas evite deixar restos de alimentos no chão, isto poderá atrair insetos e roedores indesejáveis. Ah, e não esqueça de trocar a oferta de alimento todos os dias, o cuidado com a limpeza e deterioração dos alimentos é fundamental.
  • Instale um comedouro em um local alto, inacessível a roedores. Você pode comprar o comedouro ou fazer um, para isso existem vários modelos na internet, inclusive com materiais reciclados.
  • Se você mora em apartamento e possui somente uma janela ou sacada que contenha uma jardineira com plantas, instale o comedouro aí mesmo entre as plantas. Já em jardins, com mais espaço, os comedouros podem ser instalados no alto de paredes e até num tronco alto de uma árvore, se houver alguma.
  • Mantenha o comedouro em bom estado. É importante trocar a comida frequentemente e limpar o alimentador com água e sabão a cada duas semanas para evitar que fungos e bactérias contaminem o alimento e potencialmente os pássaros que os comem.
  • As sementes são os melhores alimentos para pássaros. Sementes de girassol, alpiste, sementes de açafrão e milho são as mais apreciadas por diversas aves. Mas certifique-se de comprar uma semente de qualidade.
  • Em dias chuvosos, certifique-se se a comida está seca no alimentador, pois se ficarem úmidas as sementes podem germinar criando fungos e bactérias.
  • Use meios naturais, orgânicos de controle de pragas em vez de pesticidas prejudiciais como aqueles que ao envenenar os insetos do seu jardim também matam os pássaros que se alimentam deles.
Cuidar da Natureza é cuidar de nós mesmos... Se alegrar com o canto dos pássaros faz sorrir a alma, e isso dá um sentido especial à vida. 
Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: inhabitat, finslab.com, imagens:Web

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)