Dicas para uma Páscoa Especial

sexta-feira, março 27, 2015


A grande maioria das pessoas adoram a Páscoa, mas muitos desconhecem como esta festa se originou, bem como, qual é o significado por trás dos deliciosos "Ovos de Chocolate" e as relações simbólicas entre "Ovos" e "Coelhos". E você, já parou para se perguntar:



Por que o "Ovo" e o "Coelho" são símbolos da Páscoa?

A segunda maior celebração Cristã (a primeira é o Natal), tem sua origem na festa Judaica do Pessach, cujo significado em hebraico é "passagem", uma referência a saída dos judeus do Egito e sua libertação da escravidão, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. Durante a festa judaica o "ovo", um dos únicos alimentos que não perde a forma depois de cozido, é utilizado como símbolo do povo de Israel. Em determinado momento, o chefe da família se levanta e diz: "O povo de Israel é como esse "ovo", que, quanto mais cozido na dor e sofrimento, mais preserva sua unidade e identidade". Evidentemente, naquela época, o ovo ainda não era de chocolate.

A comemoração foi adaptada pelo cristianismo para relembrar a ressurreição de Cristo, que também representa a renovação da vida. Já o "coelho" foi uma forma de popularizar a festa, o que não deixa de ter uma relação com os costumes e simbologias antigas. No antigo Egito, o animal era símbolo de fertilidade devido sua incrível capacidade de procriação. O "Pessach" teve origem em ritos tribais, cujo objetivo era celebrar a paz entre os povos. Nesses rituais o cordeiro era repartido entre os chefes das tribos, num jantar comunitário que reforçava suas alianças. Nesse contexto o "coelho" veio substituir o cordeiro. Afirma Maria Ângela de Almeida, teóloga da PUC-SP.

E, Por que o  Chocolate?

Porque é muitooooo gostosooooo!!!

E, como uma festa com tantos significados profundos e tantas gostosuras deve ser linda e especial, selecionei algumas dicas simples, mas que certamente agregarão beleza e vida à sua comemoração...

Sua mesa de Páscoa ficará linda e cheia de vida com arranjos florais feitos em cascas de ovos ocas. Para isso, quebre com cuidado o topo do ovo, drene seu conteúdo, lave seu interior. Em seguida, encha a casca vazia com água coloque cada uma em suportes da sua escolha e finalize com as flores da sua preferência. Veja os exemplos que selecionei:





Ovos e Flores = símbolos de vida e renascimento, temperados com o doce do chocolate e um toque de capricho afetuoso, darão a sua comemoração um toque todo especial. Hummm, tudo de bom, receber amigos e familiares com Beleza + Gostosuras + Afeto.


Nesse exemplo, as flores estão amarradas ao vidro que sustenta o pratinho com os ovos do lado de fora e suas hastes estão mergulhadas na água no prato que serve como base para o arranjo. Fácil de fazer esse arranjo que tem uma presença bem marcante e original. Lindo!


Aqui,  a simplicidade minimalista dá um toque singelo e delicado ao arranjo feito com itens comuns (prato e taça) compostos com musgo, ramos verdes e a delicadeza dos ovos.


Os ovos dos exemplos acima não precisam ser necessariamente decorativos,  podem ser de chocolate para serem oferecidos aos convidados, e o que não faltam nos mercados e lojas especializadas de chocolates, são ovos de todos os tipos e tamanhos.


Esse exemplo é bem simples, mas muito charmoso. Percebam as flores estão do lado de fora dos copos com a base de suas hastes mergulhadas na água dos pratinhos que servem como base para o arranjo. Um mimo...




Nesse exemplo, as flores estão dentro de um outro recipiente menor dentro do vidro e os ovos estão dispostos entre os dois, veja o tutorial ao lado.

Mais Dicas de decorações para uma Páscoa Criativa AQUI.

Desejo que sua Páscoa possa encantar a todos não só com beleza, mas principalmente com afeto, paz, amor e união.

Abraços, Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Fontes: mundoestranho.abril.com.br,
Seleções Pinterest, 
Imagem de abertura: boredpanda
A felicidade não deve estar somente nos Ovos de Chocolate. A felicidade deve estar dentro de você. Só assim, não só na Páscoa, mas em todos os outros dias, você terá motivações para encontrar e cultivar beleza em sua vida.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)