Frota de drones para plantar um milhão de árvores

quarta-feira, abril 29, 2015

Na era dos drones, tem surgido muitas possibilidades e tipos de usos para essa tecnologia. Capaz de voar sendo manobrado através de controle remoto, os drones são equipados para resistir a vários tipos de trabalhos, incluindo os mais pesados e em locais de difícil acesso.


Os drones que ficaram mais conhecidos nos últimos anos por suas aplicações militares, e como um potencial meio de entrega de encomendas, fazem parte de um projeto atual no qual os drones serão controlados remotamente para plantar árvores e começar a equalizar taxas de reflorestamentos com o nível atual de desmatamento. a idéia deste projeto é da BioCarbon Engenharia, situada em Oxford, Inglaterra, para combater o desmatamento em escala industrial com o reflorestamento em escala industrial.


A cada ano, a Terra perde cerca de 26 bilhões de árvores para madeira, mineração, agricultura e desenvolvimento. Cerca de 15 bilhões de árvores são replantadas anualmente em todo o mundo. Não é preciso ser um especialista em matemática para perceber que um déficit anual de 11 bilhões de árvores não é uma trajetória sustentável. Precisamos de árvores.


A floresta amazônica, por exemplo, a maior fonte única de oxigênio do Planeta, encolheu 20% no último meio século, desaparecimento decorrente da abertura da rodovia Trasamazônica, em 1972, que criou literalmente o caminho para a exploração. enquanto o desmatamento da Amazônia tem sido abrandado significativamente desde meados do ano 2000, perde atualmente, 5.000 quilômetros quadrados de floresta por ano, o que equivale a um milhão de campos de futebol.


Para atingir seu objetivo de plantar um bilhão de árvores por ano, a BioCarbon está desenvolvendo uma frota de drones que, se tudo correr conforme planejado, vai envolver um processo de três etapas de mapeamento, plantio e monitoramento. Gerando sofisticados mapas 3D da paisagem, os drones podem ser usados para determinar com precisão onde plantar e quanto plantio é necessário para restaurar uma floresta. Então, pairando acima do solo entre 2-3 metros, os drones usarão ar pressurizado para lançarem as sementes germinadas nos locais precisamente direcionados.


Cada semente será encapsula em uma cápsula de hidrogel rica em nutrientes que presumivelmente alimentará a semente até que ela se enraíze. Podendo mais tarde, serem utilizados para monitorar o crescimento das novas mudas.


A BioCarbon defende que seu sistema é o melhor e mais barato. A uma taxa de dez sementes por minuto, dois operadores de drones poderiam plantar 36.000 sementes por dia. Não só a inovação é significativamente mais eficiente do que os métodos tradicionais de plantações, mas também pode ser feito por 15% do custo.

Em primeiro lugar, com o plantio de sementes germinadas utilizando técnicas agrícolas de precisão, podemos aumentar as taxas de captação. Em segundo lugar a tecnologia automatizada escalável reduz significativamente os requisitos de mão de obra e custos.

Lauren Flether, fundador da BioCarbon.

Um bilhão de árvores por ano não é o suficiente para sanar as taxas de escalonamento de desmatamento, mas é um começo impressionante.

"A única opção que tivemos anteriormente é o plantio a mão, que é lento e muito caro, e que não pode competir com o desmatamento em escala industrial", diz Fletcher. "Nós estamos esperando que a nossa tecnologia possa fornecer oportunidades para realmente ampliar as taxas de reflorestamento e replantação."

A BioCarbon, anunciou que planeja conduzir os testes até o final do próximo ano.

Saiba + sobre o projeto AQUI.

Veja também: "Árvores que quero sempre verdes" AQUI

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: Treehugger; Inhabitat; Imagens: Web

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)