Casas de Bambu para ninguém botar defeito

segunda-feira, maio 25, 2015


As impressionantes casas de bambu construídas por Elora Hardy e sua equipe em Bali, Indonésia, surpreendem não só pela exuberância das formas, mas pelo criativo sistema construtivo desenvolvido por eles, que explora com a maestria de habilidosos artesãos, todo o potencial do incrível Bambu.


Nos últimos cinco anos Elora Hardy e sua equipe de artesãos revolucionaram a construção de moradias com Bambu em Bali na Indonésia, fundamentados na crença de ser ele, um recurso renovável utilizado muito abaixo do seu potencial.

Elora que já atuava com suas criações artísticas no mundo da moda em New York, abriu mão da carreira para desenvolver sistemas construtivos com Bambu. Filha de artistas, ela cresceu na Indonésia e foi inspirada pelo seu pai, John Hardy, que já havia adotado o Bambu como principal elemento construtivo para construção da sua "Escola Verde" - centro de aprendizagem holística internacional para uma vida sustentável -  também na Indonésia.

Segundo Elora, seu pai escolheu o Bambu por ter reconhecido nele, uma promessa para o futuro, devido suas inúmeras qualidades, principalmente por ser altamente sustentável, pois é a planta que possui o crescimento mais rápido do mundo sendo muito difícil exterminá-la. Além disso a resistência do Bambu é equivalente a força de compressão do concreto e tem a mesma relação de resistência do aço.

A planta possui também seus pontos fracos, sofre danos ocasionados pelo ataque de insetos e pelo excesso de umidade, mas se tratadas, as estruturas podem durar uma vida, garante Elora, que utiliza o borax para o tratamento do Bambu.

A revolução de Elora e seus artesãos não se restringe só a arquitetura das casas, ela se estende também ao Design de Interior com móveis sustentáveis feitos com Bambu e outros materiais locais que você poderá apreciar nas imagens que selecionei... Humm, beleza e pura inspiração...












A força do Bambu, permite o desenvolvimento de estruturas curvilíneas com um senso estético dotado de levesa, luminosidade e conforto. Aliando Design, sistema de engenharia e artesanato com esta planta incrível, Elora e seus artesãos estão construindo um lindo novo mundo.


Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Fontes: treehugger; boredpanda; Ibuku.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)