Trepadeiras na decoração dos Jardins

quarta-feira, julho 01, 2015


São muitos os motivos para se escolher trepadeiras para cultivar, sendo os principais a sua capacidade de gerar sombra, disfarçar superfícies indesejáveis, dar frutos, sofisticar os ambientes, florir, colorir, perfumar, atrair borboletas e beija-flores.


Lindas, versáteis e faceiras que são, as trepadeiras se moldam a diversas estruturas para embelezar qualquer canto de jardim, muro, grades, cercas, pergolas, paredes, arcos, pórticos, etc.

As trepadeiras também conhecidas como Lianas e cipós, pertencem a um grupo de plantas que germinam no solo onde se mantém enraizadas, mas necessitam de um suporte que as sustentem eretas ou que conduzam seu crescimento em diferentes estruturas de variados formatos.

Para escalar as superfícies/suportes, as trepadeiras utilizam métodos variados de acordo com seu gênero como por exemplo as espécies de trepadeiras volúveis que possuem caules que se moldam a uma superfície prendendo-se a ela, dentre elas as espécies que apresentam gavinhas que são um tipo de garra que permite que a planta se fixe à superfície de uma parede.

Tipos de Trepadeiras

As trepadeiras com gavinhas são conhecidas como sarmentosas, possuem caules adicionais que são chamados de gavinhas, que garantem a fixação da planta em suportes, telados, aramados, árvores, estacas, etc. Dentre as mais utilizadas deste gênero estão o maracujá e o Amor-agarradinho.

As trepadeiras volúveis se enrolam em qualquer estrutura, são boas portanto para contornar arcos, pergolas, troncos de árvores, etc. Fixam-se bem em suportes variados desde os mais estreitos como fios de nylon e arames, aos mais largos como telas grades e colunas. As mais procuradas são a Tumbérgia azul, a Madressilva, o Sapatinho de Judia e a Jade.

As trepadeiras com raízes adiventícias, são apropriadas para revestir muros e paredes, pois desenvolvem através dos caules raízes que penetram e grudam-se no suporte com muita aderência. As mais usadas para revestir muros e paredes são a unha-de-gato e a falsa-vinha.

As trepadeiras arbustivas e escandentes, não são propriamente trepadeiras, mas podem ser utilizadas como tal e o são, pois podem ser conduzidas em vários suportes desde que bem tutoradas e amarradas devido a sua robustes, como é o caso da Bougavilia - Primavera, Alamanda e Congea.

As trepadeiras podem ser usadas para a obtenção de vários efeitos na decoração de Jardins, pátios ou varandas, sendo particularmente úteis em espaços exteriores pequenos.

Você pode usar trepadeiras para:

  • Criar uma zona de sombra com ajuda de estruturas como uma pergola de madeira ou metal;
  • Cobrir ou disfarçar um muro como, por exemplo, um muro coberto de hera fica lindo vestido com a textura e o movimento verde das suas folhas que também formam um fundo natural que dará mais destaque as flores e plantas ao seu redor. 
  • Criar uma barreira visual para obter privacidade e fugir dos olhares inoportunos dos vizinhos. Para isso, você poderá contar com suportes de treliças, aramados e outros de acordo com o tipo de trepadeira e com seu toque criativo. 
  • Dar destaque à uma parede com um quadro verde e florido. Para isso, crie pontos de apoio com fios esticados na vertical, ou faça uma quadrícula ou forma que desejar para que sua trepadeira se fixe e dê o espetáculo.
  • Integrar visualmente um abrigo ou garagem à uma edificação principal. Para isso pergolas são o ideal.
  • Embelezar uma entrada com trepadeiras por cima de portões ou portas para dar boas vindas floridas para quem chegar.

Seja qual for sua escolha, certamente seu jardim, pátio ou varanda ganharão um charme extra com a beleza e versatilidade das trepadeiras, que ao se moldarem a todo tipo de suporte dão um show a parte, tanto como um simples elemento decorativo isolado, até as composições mais criativas que sua imaginação conceber.

Existem ainda muitas espécies de trepadeiras frutíferas: "verdadeiras delícias" 
que você poderá conhecer AQUI.



Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes de imagens: Seleções Pinterest.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)