Moringa, a planta da Esperança

terça-feira, setembro 15, 2015


Preocupados com as alterações climáticas, cientistas têm procurado alternativas alimentares que seja resistentes a adversidades e ao mesmo tempo mega nutritivas. Esse é o caso da Jaca e da Moringa. No nosso país, a Moringa é mais comum no norte, mas mesmo assim poucos brasileiros conhecem a planta. A espécie vegetal é originária da Ásia e da África e cresce em áreas semi áridas, tropicais e subtropicais. A planta traz uma série de benefícios, tanto para a saúde e nutrição, quanto para economia e meio ambiente. Se cada família que habita os trópicos tivesse uma árvore de Moringa plantada no quintal da casa, haveria menos fome e desnutrição no mundo.

No universo dos chamados super alimentos, a Moringa tem ganhado destaque. Existem 13 variedades da planta que é da família Moringaceae, sendo que as mais comuns são a Moringa oleífera e a Moringa stenopetala. A árvore Moringa cresce muito rápido e pode chegar a até 12 metros de altura. Seus galhos são carregados de pequeninas folhas verdes que são altamente nutritivas. A planta se adapta bem em regiões de difícil proliferação de vegetais, como locais muito quentes e áridos. Além disso, o alimento supre as necessidades básicas, fornece energia e mantém os corpos nutridos. Na África e nas Filipinas, muitas famílias plantam uma árvore de Moringa em seus quintais para garantir o uso para consumo próprio. Todas as partes da planta são utilizáveis, folhas, vagens verdes, flores e sementes têm rico valor alimentar, e todas as partes da planta, incluindo raízes, têm uso medicinal.


Nutrientes

O que mais surpreende os pesquisadores é a riqueza que a Moringa oleífera possui em relação a quantidade de nutrientes. Ela não só possui uma grande variedade de antioxidantes, proteínas, vitaminas e sais minerais, mas também os possui em alta concentração. A planta possui sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, duas vezes mais proteína do que o iogurte, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana. Além disso, o vegetal possui todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz. Por esse motivo, a Moringa é considerada como "árvore milagrosa" e fonte de esperança.

Suas folhas têm um sabor levemente picante, semelhante ao agrião. Elas podem ser consumidas de diversos modos, como cruas em saladas, ou cozidas em sopas. A absorção dos nutrientes depende muito da forma com que o vegetal é preparado, por exemplo, ao ferver por muito tempo e jogar o caldo do cozimento fora, muitas vitaminas fundamentais para a nutrição são desperdiçadas. Uma forma eficiente de consumir a planta é secando suas folhas e a transformando em um pó semelhante ao matcha - chá verde - pois desse modo os nutrientes são conservados.


Propriedades Medicinais

A Moringa é uma das plantas utilizadas pela medicina ayurveda. Segundo a ayurveda, a planta auxilia no tratamento e prevenção de 300 doenças. Estudos também mostram que a planta é um potencial larvicida e repelente do mosquito Anopheles stephensi que é vetor da malária e do Aedes aegypit que transmite a dengue.

Outro fator que ressalta a importância da planta é seu potencial de realizar um tratamento químico da água ao decantar bactérias e resíduos. Após macerar as sementes da Moringa e adicionar água, ela atrai argila, sedimentos e bactérias que se acumulam no fundo do recipiente e deixam a água clara e potável. Ela melhora em 99% a qualidade da água com seu efeito purificador.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, seis milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, Por isso, a expansão da Moringa no território brasileiro é essencial. Mas, atualmente a planta só é conhecida no Estado do Maranhão e vem sendo difundida no sertão nordestino.


Como esperança, a planta cresce onde mais se precisa dela. A região entre os trópicos é assombrada pelas mortes por desnutrição e ingestão de águas contaminadas. A resistência da Moringa traz a esperança de uma água limpa e uma rica fonte alimentar para esses locais que sofrem tanto com o clima e o com o solo. Com todos seus atributos, é difícil não reconhecer a Moringa como uma das plantas mais generosas do planeta.


Saiba + sobre esta planta incrível AQUI

E veja como ele é utilizada na culinária AQUI :
http://www.ilovemoringa.com/How-To-Eat-Moringa-Leaves.html

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fonte: cidadaosolidario.org.br

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)