Aquaponia! Uma grande idéia!

segunda-feira, novembro 16, 2015


Nos últimos anos a jardinagem interna tem conquistado muitos adeptos numa tendência crescente por parte das pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e econômica.  Essa prática tem se tornado mais acessível até mesmo para aqueles que não possuem um polegar verde, graças a uma série de projetos inteligentes que possibilitam práticas fáceis para a incorporação da jardinagem dentro de casa com bons resultados.E, dentro dessa tendência a Aquaponia tem se destacado.

A aquaponia é uma tecnologia verde que tira proveito do melhor da hidroponia e da aquicultura, para cultivo de alimentos frescos e orgânicos nas residências familiares, que aliada a verticalidade do design, permite que as pessoas cultivem super alimentos, como todo tipo de hortaliças, legumes, temperos e ervas medicinais o ano inteiro, garantindo uma alimentação viva e saudável  para sua família.

Com total reaproveitamento de água e pouco investimento, esta tecnologia possibilita a criação de peixes comestíveis ou ornamentais em simbiose com o cultivo de tomates, morangos alfaces, couves, e tudo o mais que seu espaço permitir.

Esta tecnologia social é livre de pesticidas e fertilizantes químicos, utiliza até 90% menos água que a agricultura convencional e outros recursos naturais, sendo uma excelente solução para ambientes urbanos como casas e apartamentos. Funciona com uma bomba silenciosa de aquário que recircula a água e bactérias naturais presentes no ar que são responsáveis por converter resíduos dos peixes em alimento para as plantas. Por ser um sistema de água recirculante não há insetos ou dengue, nem mau cheiro, somente o som agradável de uma fonte d'água.


Para ilustrar esta idéia selecionei um um projeto recente que favorece esta prática Criado pela Ecosystem Grove embasado na aquaponia. O projeto consiste numa estrutura com um aquário embaixo e interligado ao compartimento que receberá as plantas. Os resíduos produzidos pelos peixes são ricos em amônia que aliados a micróbios benéficos, convertem essa amônia para nitratos que são excelentes adubos orgânicos para as plantas. Esse processo permite que as plantas sejam alimentadas com nutrientes simultaneamente a purificação da água dos peixes.


A estrutura é do tamanho de uma estante cujo espaço do compartimento para o plantio pode receber uma variedade de plantas como ervas e hortaliças garantindo uma boa variedade de alimentos frescos durante o ano todo, equivalendo a uma salada por dia.


E o melhor, é que ninguém precisa ser especialista para utilizar este sistema, pois todas as ferrramentas, bem como tutoriais, são disponibilizados no celular através de um app móvel emparelhado com o "Grove", que orienta através do processo de monitoramento e controla seu sistema a partir do telefone. É o futuro da alimentação orgânica dentro de casa com tudo para dar certo.




Sobre o Ecosystem Grove  Saiba + AQUI.

Quando você compra um pé de alface na feira ou no supermercado, provavelmente em três dias ele já estará no ponto de ser descartado. Já quando você cultiva sua alface,  pode colher as folhas laterais (mais velhas) e ir deixando o meio, ou o talo crescendo. Esse pé de alface ainda pode render mais 4 ou 5 colhidas antes de ser replantado, técnica esta, que pode ser utilizada nas outras hortaliças.

Além de ser um modelo de produção de alimentos com grande eficiência, também favorece o hábito das pessoas produzirem seu próprio alimento, promovendo uma alimentação mais saudável e consciente.

Saiba + sobre Aquaponia no Brasil, leia também:

Abraços, Sejamos Felizes!

Fontes: my modern met; aquaponia urbana.

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)